Alimentação

Falta de Ferro na Saúde e Suas Consequências – Dicas do Bem Estar

Falta de Ferro na Saúde e Suas Consequências – Dicas do Bem Estar

A falta de ferro na alimentação é um dos maiores problemas de nutrição no Brasil. Causa a anemia, dificulta o crescimento das crianças, traz dificuldades no aprendizado e provoca outros problemas na saúde.     

Pesquisas mostram que 20% das crianças, principalmente as menores de 2 anos e a mulheres (29%) são as que mais sofrem com o problema. Nas mulheres, a gravidez e a mestruação é a maior causa, se associada a má alimentação.

 A falta de ferro, uma forma de desnutrição silenciosa, pode ser solucionada de 1 a 3 meses de tratamento.

Veja abaixo dicas do Bem Estar para você.

A fraqueza geral que a anemia causa acontece porque sem o ferro, as células vermelhas do sangue (hemácias) não conversam com o oxigênio que deve ser distribuído pelo corpo. Cada um dos 28 bilhões de hamácias que circulam no nosso organismo carrega 1 bilhão de moléculas de oxigênio. E 2 milhões são produzidos a cada segundo.

 Os pais devem estar atentos a seus filhos. Entre os sintomas da anemia, estão: fadiga generalizada, falta de apetite, menor disposição para o trabalho, desânimo, palidez da pele, da palma da mão e das mucosas (como olhos e gengiva) e dificuldade de aprendizagem em crianças. Qualquer suspeita da doença deve-se  fazer um exame de sangue, disponível em toda a rede pública.

No Brasil, é comum as farinhas de trigo e milho receberem ferro para suprir essa necessidade. Outra dica é consumir frutas cítricas, como laranja e limão, que não contêm ferro, mas são ricas em ácido ascórbico, substância que melhora a absorção desse nutriente em outros alimentos.

O leite de vaca não é fonte de ferro, a não ser que seja adicionado industrialmente, mas o leite materno, sim. E quem não gosta de comer feijão pode substituí-lo por carnes (vermelhas e brancas) e verduras de folhas escuras. Segundo a nutricionista Juliana, não há comprovação científica de que acrescentar um prego no cozimento adicione ferro à dieta.

Comente a matéria sobre a falta de ferro.

Assuntos do Artigo:
  • falta de ferro consequencias
  • consequencias da falta de ferro

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.