Lição de casa

Fatores Locacionais da Indústria: Incentivos Fiscais Energia, Exemplos

.

.

……………….As Indústrias se encontram distribuídas de forma desigual por todo o território mundial. Com certeza você já reparou que os países desenvolvidos possuem uma atividade industrial muito mais intensa, o que não significa que este seja o único fator decisivo na escolha do local para a construção de uma indústrias.

……………….Existem o que chamamos de Fatores Locacionais, condições necessárias para tornarem uma área ideal para um tipo de atividade. Por isso que algumas regiões possuem mais madeireiras, outras mais siderúrgicas e assim por diante. Os principais fatores locacionais são:

  • fontes de energia
  • matéria-prima
  • mão-de-obra
  • incentivos fiscais
  • mercado consumidor
  • transporte
  • telecomunicações
  • clima

.

.

……………….Podemos usar como exemplo de importância dos fatores locacionais o fato de boa parte das indústrias construídas no final do século XVIII ficarem perto de jazidas de carvão, uma vez que era a principal fonte de energia usada nas máquinas. Com o surgimento de novas fontes de energia o carvão perdeu sua importância como fator de localização das indústrias.

……………….Existem indústrias, como as madeireiras que precisam estar perto da matéria-prima, no caso as florestas e matas. As indústrias de bens de consumo da população costumam ficar nos grandes centros urbanos por estarem mais próximas do mercado consumidor.

……………….Outros importantes fatores locacionais são os incentivos fiscais. Alguns governos oferecem isenções de impostos para garantir que grandes indústrias se alojem em sua região garantindo geração de empregos e atraindo a atenção para investimentos de infra-estrutura.

.

.

……………….O problema é que com as facilidades geradas pela tecnologia, os grandes empreendedores conseguem mudar a localização de uma indústria em pouco tempo e com poucos gastos. Isso faz com que muitas indústrias usufruam dos benefícios de isenção fiscal e quando o prazo chega ao fim, mudem rapidamente de endereço.

……………….Existem ainda grandes indústrias que mantém suas sedes em países desenvolvidos mas montam filiais em países da Ásia com mão-de-obra barata, como a China por exemplo. O México também possui muitas filiais de grandes empresas por conta da mão-de-obra.

……………….Mas e você, o que achou do texto??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • tipos de indústrias
  • fatores locacionais
  • fatores locacionais da industria

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Fernanda Alves disse:

    Ameii, tudo q eu precisava… Parabéns

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.