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Alimentação

Benefícios do Feijão, Tipos Feijão, Vitaminas, Dicas como fazer feijão

Benefícios do feijão

tipos-feijao-mais-voceO feijão é uma leguminosa rica em vitaminas  indispensáveis à nossa saúde. Muito saboroso, principalmente se bem feito, o feijão é da mesma família (é produzido dentro de vagem)  do grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço. Ricos em ferro e muito nutritivo, os feijões não devem faltar à nossa mesa.

Para que tenhamos um bom aproveitamento do ferro contido no feijão, o ideal é que o feijão seja consumido sempre com acompanhamento de algum tipo de vitamina C como: suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba). A vitamina C colabora com a absorção do ferro no nosso organismo.

Tipos de feijão

Temos uma grande diversidade de feijão, que pode ser: feijão fradinho, feijão preto, branco, fradão, de Corda Claro, feijão vermelho, feijão carioca, enxofre, jalo, azuki, cavalo, manteiga, roxo, rosinha, mulatinho, feijão de Corda Escuro, feijão bolinha e moyage.

O feijão pode ser preparado em forma de saladas, massa para acarajé, feijoada, cozidos e acompanhado de arroz tradicional, (paixão nacional).  Dependendo do tipo de feijão e da preparação é definido o valor calórico do grão.

Feijão contém carboidratos, que atua no bom funcionamento do corpo e do sistema nervoso. Contém também proteínas, que constroem os tecidos no organismo. Tem vitaminas tipo B e fibras, que trabalham para que o intestino funcione bem. A cada 100 gramas de feijão você estará ingerindo 330 calorias.

O feijão é rico em carboidratos não absorvíveis, podendo fermentar no intestino causando gases. Uma dica boa dica para reduzir os gases do feijão é deixar o feijão de molho durante a noite. No dia seguinte, trocar a água por outra antes de cozinhá-lo bem. Amido mal cozido aumenta a produção de gases.

Para se fazer um bom feijão, a dica é comprar um feijão novo. Para fazer um bom feijão com caldo grosso e pectina, o recomendado é colocar o feijão limpo para cozinhar na panela de pressão. Assim que começar a chiar a panela, conte dois minutos e desligue o fogo. Deixe a panela tampada por uma hora, acenda novamente o fogo e deixe o feijão cozinhar por mais uma hora.

Se quiser economizar gás, cozinhe o feijão em fogo baixo, assim que começar a ferver, abaixe o fogo. Ele vai cozinhar da mesma forma economizando gás.

Gostou das dicas sobre os benefícios do feijão?? Comente aqui no blog Essas e Outras.

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