Esquema para estudo sobre os Fenícios – Tudo sobre os Fenícios, economia, cultura, religião…

fenícios estudos sobre  300x222 Fenícios Esquema para Estudos   Economia, Religião, Cultura

Os fenícios formaram um dos mais importantes povos da Antiguidade. Suas técnicas e muitas de suas descobertas influenciaram muito na construção do mundo que conhecemos hoje. Para saber mais sobre eles, confira o esquema para estudos que nós preparamos:

Geografia

A região da Fenícia (atual Beirute) era cercada por montanhas a norte, a sul e a leste. Cortada por pequenos rios, sua localização possibilitava mais contato com o mundo exterior do que suas próprias cidades. Ficava próxima de grandes centros civilizatórios e era constituida por 25 cidades.

mapa fenicio Fenícios Esquema para Estudos   Economia, Religião, Cultura

Política

 Formada por um conjunto de cidades-estados, a Fenícia não tinha um governo centralizado. Suas cidades eram independentes, unidas apenas pela cultura. Nessas cidades existia um soberano, geralmente pertencente a família mais rica, que era auxiliado por anciães e transmitia o cargo hereditariamente.

Principais cidades

A mais importante cidade Fenícia foi Tiro, devida a localização privilegiada. Em Tiro houve forte expansão comercial. Ugarit também foi muito importante cidade Fenícia, porém fortemente ligada a cultura egípcia. Biblos (Gubla) ficou famosa pela fabricação de livros.

Economia

A base da sobrevivência dos fenícios era a agricultura e a pecuária.  Já a sua economia era bastante forte nos setores de comércio e artesanato. Seus principais produtos eram: madeira para a construção de navios, jóias de âmbar, vidro, corantes e marfim.

navio fenicio economia Fenícios Esquema para Estudos   Economia, Religião, Cultura

Por conta das atividades comerciais, eram exímios navegadores e foram os primeiros a contornarem a África segundo Heródoto.

Religião

Os deuses fenícios representavam fenômenos da natureza e tinham nomes diferentes em várias localidades. O povo erguia altares e faziam sacrifícios com animais em oferenda aos deuses.

Cultura

Por estarem sempre em contato com civilizações estrangeiras, os fenícios tiveram sua cultura muito influenciada, especialmente pelos egípcios. Temos como exemplo suas sepulturas, com decoração egípcia e mesopotâmica.

povo fenicio Fenícios Esquema para Estudos   Economia, Religião, Cultura

 Gostou do esquema de estudo sobre os Fenícios??? Ajudou na sua prova???

Comente aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • cultura dos fenícios
  • economia dos fenicios
  • cultura fenícia
  • fenícios cultura
  • fenicios economia
  • a cultura dos fenicios
  • cultura fenícios
  • economia da fenicia