Curiosidades

Flor Cardo e o Queijo da Serra da Estrela

Flor Cardo e o Queijo da Serra da Estrela

queijo-da-serra-da-estrela-flor-de-cardo-O queijo da Serra das Estrelas é feito com leite de ovelha onde é usada uma enzima natural de uma flor chamada Cardo na coagulação. O resultado é um queijo com uma casca grossa e todo cremoso dentro, delicioso. Após comermos todo o recheio, a casca é aproveitada em Portugal, onde se coloca dois ovos dentro e leva-se ao forno para assar os ovos e derreter a casca do queijo.

Pense como essa receita é boa!!! Toda esta gostosura é saboreada pela manhã, na refeição matinal.

Cardo é uma planta da região da Serra da Estrela em Portugal e é encontrada também no Norte da África e Argentina. Em Portugal, na Serra da Estrela é feito o queijo tão famoso da região mostrado na foto. Para a coagulação do leite é usada a flor Cardo, que a partir de uma enzima chamada cinarase, encontrada na parte lilás da flor é feito um extrato e colocado no leite.

Uso terapêutico do cardo

cardo-flor-que-se-faz-queijo-serra-das-estrelas-portugual

Além do uso para a fabricação do queijo da Serra da Estrela, o cardo tem substâncias terapêuticas, usada em forma de chá do fruto, que amassado e em infusão com água  ajuda combater os males do fígado, problemas digestivos, inflamações e má circulação.  O chá do cardo combate também enjoo e enxaqueca.

Para fazer o chá de cardo, use 1 colher de chá da fruta amassada e 1 xícara de chá de água fervente. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba.

A planta até o momento não é reconhecida como alimento na lista oficial de alimentos da Europa, o que ameaça a fabricação do queijo.

Já conhece o cardo ou o queijo da Serra da Estrela? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • cardo queijo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.