Horta e Jardinagem

Flor de Maio – Como cuidar, Manter Florida, Dicas de Cultivo

Flor de Maio – Como cuidar

flor-de-maio-linda-Dicas de como cuidar de flor de maio

Para quem ama a flor de maio e quer ter elas floridas em casa, as dicas de cultivo vão ser ótimas. Amo flor de maio e as minhas estão sempre floridas nos primeiros dias frios que antecedem o inverno.

A flor de maio é chamada Schhlumbergera trincada, da família dos cactáceos e dão suas flores nos dias frios e com noites curtas.

As flores podem ser de cores variadas, encontramos ela no branco, vermelho em tons variados, champanhe, rosas degradês, sempre encantando por sua beleza e delicadeza. Confira como cultivar flor de maio e mantê-la florida para decorar sua casa e embelezar sua vida.

cor-diferente-de-flor-de-maio-como-cuidar-

Como cultivar flor de maio

Para plantar flor de maio a terra deve ser orgânica e aerada com baixo nível de acidez.

Como já falamos, a temperatura ideal para que sua planta mantenha-se florida é deixá-la em lugares mais frios, livre do sol forte direto, porém iluminado, com meia sombra, tolerando sol fraco por três a quatro horas no máximo ao dia.

Como fazer muda da flor de maio

Para fazer muda da flor de maio você pode usar as sementes, que saem nas pontas dos galhos, dentro de um cápsula. Lá você vai encontrar uma gosma cheia de sementinhas.

Para fazer a muda com elas, basta espalhar a gosma com as sementinhas sobre um xaxim dentro de um vaso ou recipiente, tampar com o fundo de uma garrafa pet transparente dando o efeito de uma estufa e aguardar o crescimento das mudinhas. Replante-as depois em vasos individuais.

Outra forma bem simples de fazer mudas é plantar um galhinho qualquer, podendo ser alguns que costumam cair ou retirá-lo da planta sem cortá-lo ao meio e sim desligando-o com movimentos para frente e para trás até separar do galho principal.

Plante-o num vaso individual, com terra orgânica, regando assim que a terra perder a umidade. Se possível coloque musgo seco sobre a superfície para evitar o deslocamento da mudinha ao molhar e para protegê-la.flor-de-maio-como-cuidar-manter-florida-dicas-cultivo-

Para o replantio deve-se ter os mesmo cuidados em relação a terra, regas, onde colocar e adubação.

Rega da flor de maio

A rega deve ser com moderação, de uma a duas vez por semana ou quando a terra ou xaxim estiver sem umidade. O excesso de água faz apodrecer a planta e cair os galhinhos.

Como adubar flor de maio

O adubo usado na flor de maio pode ser orgânico ou químico, sempre tomando cuidado com a quantidade, por ser uma planta delicada. O excesso pode prejudicá-la ou até matá-la. Leia as instruções do rótulo do adubo químico antes de usar.

Se optar pelo esterco de animal, use-o em pequenas quantidades, longe da raiz e quando estiver bem seco e antigo. A adubação deve ser feita a cada dois meses.

flor-de-maio-rosa-claro-floração-2017

Floração 2017

Floração

A floração acontece entre o mês de abril a julho, próximo ao mês de maio, daí o nome. Os botões são bem sensíveis e o ideal é não mudar de lugar depois que eles apareceram, para não atrapalhar a floração. O sol direto pode desbotar as flores.

Se perceber os galhos dela enrugados é sinal de falta de água.

Ela é uma planta de fácil cultivo e que nos presenteia uma vez ao ano e dependendo do clima até duas vezes ao ano com lindíssimas flores.

Gostou das dicas? Escreva seu comentário e curta-nos aqui no site Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • Flor De Maio Como Cuidar
  • como cuidar da flor de maio

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. suze disse:

    gostei das dicas de flor de maio obrigado  beijos

  2. Helena Lascolla disse:

    Eu amor ,flor de maio tenho da,branca,rosa,amarela e vermelha estamos todas cheias de botão,só que ela estão melando e caindo os galhos cheios de botão, porquê?? Vcs sabem me dizer ? obrigada ?

     

    • Graci disse:

      Olá Helena

      O excesso de água  ou umidade pode fazer com que os galhos da flor de maio apodreçam e caiam.

      Verifique se é excesso de umidade, se tem a luminosidade indicada na nossa matéria ou se está faltando água, quando os galhos ficam enrugados.

      Faça periodicamente a adubação recomendada.

      Aproveite os galhos que caem para fazer novas mudas.

  3. Danielle disse:

    As flores de maio da minha mãe estão caindo. Flores aparentemente  sadias. Como resolver  isso?

    • Graci disse:

      Olá Danielle

      O excesso de umidade, a falta de luz solar indireta ou a falta de nutrientes são algumas das causas da queda das flores.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.