Scroll Top

Literatura

Florbela Espanca: Biografia, Poemas, Vida e Obra da Escritora

Florbela Espanca: Biografia, Poemas, Vida e Obra da Escritora

florbela-espancaFlorbela Espanca foi uma poetisa portuguesa que nasceu no dia 8 de dezembro de 1894 e viveu apenas trinta e seis anos. Fruto de um relacionamento extraconjugal de seu pai, ela só foi reconhecida por João Marya Espanca oito anos após sua morte, embora tenha sido criada na casa do pai tendo sua própria mãe por madrinha. 

Obras de Florbela Espanca

Mesmo com todos os problemas domésticos, Florbela começou a escrever na escola e a assinar seus textos como Flor d’Alma da Conceição. Dentre suas primeiras composições poéticas temos o poema "A Vida e a Morte", o soneto em redondilha maior em homenagem ao irmão Apeles, e um poema escrito por ocasião do aniversário do pai.

Seu primeiro conto, entitulado "Mamã", foi escrito em 1907. Durante o curso secundário, no Liceu Masculino André de Gouveia, Florbela teve contato com obras de Balzac, Dumas, Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro e Garrett. Ainda no colégio conheceu aquele que se tornaria seu marido.

A primeira tentativa de promover suas poesias não deu muito certo, então Florbela começou a trabalhar como jornalista e iniciou uma faculdade de Direito na Universidade de Lisboa. Um ano antes de publicar seu primeiro livro de sonetos, o "Livro das Mágoas", a escritora sofreu um aborto espontâneo que afetou seus ovários e seu pulmão, comprometendo sua saúde. 

Depois disso Florbela ainda se casou mais duas vezes, mas após a morte do irmão e o agravamento de sua saúde com um quadro de edema pulmonar, perdeu a vontade de viver e, após duas tentativas, se suicidou no dia do seu 36º aniversário, a 8 de Dezembro de 1930. 

O estilo de Florbela Espanca sempre valorizou a feminilidade. Os temas abordados impressionam pela sensibilidade e pela sutileza, mesmo quanto trata da erotização ou do panteísmo, que também eram recorrentes em seus textos. 

Mas e você, o que achou da história de Florbela Espanca? Qual poema dela é o seu favorito? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Florbela Espanca: Biografia, Poemas, Vida e Obra da Escritora!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: