Curiosidades

Fogos de Artifício: Como Funcionam, Química, Cores e Elementos

Os fogos de artifício são usados pelo homem em festas e comemorações religiosas há muitos anos, sendo que eles sempre exerceram uma espécie de encanto em todos nós. As suas cores e os sons emitidos no céu ou na terra enchem os olhos e tornam tudo mágico. Mas você sabe realmente como funcionam os fogos de artifício?

Embora muita gente não saiba, toda a beleza do espetáculo da queima de fogos está relacionada aos elétrons de um átomo e à mudança de orbitais pelas quais eles passam. Para entender é preciso que você saiba que um átomo é composto por um núcleo, onde ficam prótons e neutros, e uma eletrosfera, região que abriga os elétrons. Esses elétrons se encontram organizados em orbitais, sendo que quanto mais afastado do núcleo estiver o orbital, maior a energia que seus elétrons possuem.

Desta forma, toda a vez que um átomo recebe energia, alguns de seus elétrons migram para orbitais mais afastados do núcleo. Quando voltam à posição original, esses elétrons emitem as luzes que são vistas na queima dos fogos de artifício. As cores das luzes emitidas dependem dos elemento químicos presentes nos fogos. As principais tonalidades são:

* Vermelho: lítio e sais de estrôncio;

* Laranja: sais de cálcio;

* Amarelo: sais de sódio;

* Dourado: ferro e carbono;

* Verde: compostos de bário;

* Azul: compostos de cobre;

* Violeta: sais de potássio ou cobre;

Mas e você, o que achou do texto? Ele te ajudou a entender como funcionam os fogos de artifício? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • fogos de artificio quimica
  • como funcionam os fogos de artificio

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.