Scroll Top

Lição de casa

Formas do Relevo: Agentes Endógenos, Exógenos, Intemperismo e Erosão

Formas do Relevo: Agentes Endógenos, Exógenos, Intemperismo e Erosão

Formas do Relevo: Agentes Endógenos, Exógenos, Intemperismo e Erosão

.Formas do Relevo – A superfície terrestre é cheia de formas e desnivelamentos que chamamos de revelo. Cada estrutura possui uma formação diferente e todas merecem a nossa atenção, afinal elas formam o ambiente em que vivemos. Mas se o mundo é um só, por que temos tantas formas e altitudes diferentes???

As diferentes formas e modelatos do relevo são estudados pela Geomorfologia que explica que a superfície terrestre sofre a ação de agentes internos e externos. Os agentes internos são chamados endógenos, já os externos são chamados exógenos.

.Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

* Agentes Endógenos: são impulsionados pela energia que existe no interior do planeta, como por exemplo os terremotos e o vulcanismo. Ambos são resultado do tectonismo, movimentos das placas tectônicas que é ocasionado pela dinâmica do núcleo da Terra.

.

.* Agentes Exógenos: são ocasionados pelas forças externas existentes no ambiente, como por exemplo a temperatura, os ventos e a chuva. As águas e a ação do homem também são considerados agentes exógenos já que são capazes de transformar rochas e mudar a sua forma.

.

Outra caracerística das forças externas é que elas podem agir por meio do Intemperismo e da Erosão, mas afinal, você sabe o que eles querem dizer??? Confira

– Intemperismo: processo de desagregação ou decomposição das rochas que são ocasionados por fatores físicos e químicos respectivamente. A desagregação acontece quando as rochas ou a água que se encontra em suas fissuras dilatam fazendo com que essa se fragmente. Já a decomposição é causada pela ação de água e outras substâncias que funcionam como um solvente, decompondo as rochas.

. Erosão: processo de desgaste causado pela água ou pelo vento no qual são removidas substâncias da camada superficial do solo e transportados à outros locais. Assim eles se depositam ou se sedimentam. Um exemplo de erosão é o alargamento das margens de um rio, causado pela ação da água.

.O que você achou do resumo sobre formas do relevo??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • erosão
  • agentes endógenos
  • agentes endogenos e exogenos
  • agentes exogenos
  • forças endógenas e exógenas
  • agentes endógenos e exógenos do relevo
  • RELEVO

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Formas do Relevo: Agentes Endógenos, Exógenos, Intemperismo e Erosão!


2 Comentários

  1. Brenda disse:

    Ótimo resumo, adorei! mt bom

  2. verile f bandeira disse:

    eu amei muito bom obrigada msmo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: