Curiosidades

Francis Bacon, o “Torturador da Natureza” e seu Método Experimental

.

.

……………..Francis Bacon foi um filósofo inglês nascido no ano de 1561. Conhecido como pai da ciência e também como “torturador da natureza”, ele é um dos maiores nomes do mundo quando o assunto é Método Experimental, um dos grandes esteios do que conhecemos hoje como ciência moderna.

……………..O apelido de torturador da natureza tem sua base em seus experimentos em relação a regularidade dos fenômenos naturais. Bacon buscava através de testes e experimentos fazer a confirmação ou refutação de hipóteses e teses e seu método era tão intenso que podia ser comparado a tortura.

.

Bacon "torturava" a natureza para descobrir os seus segredos.

.

……………..A roda da tortura era um instrumento de tortura no qual a pessoa era amarrado e depois girada em torno do próprio eixo. Em alguns casos ele eram queimados por brasas e em outros feridos por agulhas metálicas. O objetivo era sempre a confissão do acusado, justamente o que Francis Bacon buscava, a revelação dos segredos da natureza.

……………..O problema é que seu método experimental nem sempre é interpretado metafóricamente. Algumas pessoas conhecendo a fama do filósofo, acreditam que ele usava de crueldade em seus estudos. Alguns o comparam ao médico inglês Edward Jenner (1749-1823), que aplicou o pus de varíola bovina em uma criança, ou criticam seu método sem conhecimento.

.

.

……………..Não há como negar que durante a evolução da Ciência muitas práticas abomináveis foram cometidas por estudiosos que não conheciam ou ignoravam o conceito da Bioética. Não é justo, no entanto, atribuir a Bacon a culpa pelo que aconteceria anos mais tarde uma vez que seus estudos torturavam apena metaforicamente em busca de novas descobertas.

……………..Mas e você, o que acha de Francis Bacon e seu método experimental? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.