Educação Música

François Delalande: Biografia e Princípios de Educação Musical- Piaget

François Delalande – Biografia de François Delalande – Delalande e seus princípios de educação musical.

François Delalande é um compositor, educador e pesquisador Francês, que nasceu em Paris no ano de 1941. Responsável pelo GRM, Groupe des recherches musicalis, Delalande em seu pensamento sobre educação musical parte da teoria de Jean Piaget.

.Músico da linha eletroacústica, Delalande é adepto de Pierre Schaeffer, pai da música concreta.

.François Delalande faz música para os pequenos e vê na criança o mesmo interesse de um compositor de música contemporânea. Segundo François Delalande, deve-se colocar a criança em contato com os instrumentos musicais ou fontes sonoras e incentivá-los a produzir som com movimentos espontâneos de criação.

François Delalande é contra a reprodução e a favor da novidade. Cada criança faz sua música, não vale à pena a música do passado sem compreensão e deve-se criar uma motivação para ouvir música.

Para Delalande a análise musical é voltada sempre para o compositor, tentando entender como a música é feita.

Franços Delalande relaciona as dimensões simbólicas  iguais à de Jean Piaget. São três dimensões presentes na música, considerando três formas de atividade lúdica infantil:

.1 – Sensorial “sensualidade da sonoridade” – A sonoridade é suficiente importante para despertar o fazer musical, (jogo sensório motor – Piaget). Exploração – São feitas exploração de fontes sonoras com indicação de como explorar, por ex: com folhas de jornal, amassar, amassar forte, amassar rápido, rasgar, bater na folha, procurando diferentes formas de execução com resultados diferentes de som. Para cada ação um modo de execução, tornando consciência das ações sobre a fonte sonora.

Aos bebês de 0 a 6 anos são apresentadas fontes sonoras, um tambor por exemplo, onde os bebês irão bater, raspar e gradativamente organizando sua exploração, repetindo movimentos e gestos que aprende e interioriza.

.Aos 8 meses o bebê  tem comportamento mais privilegiado, modificando gestos e acrescentando variações do som resultante.

.Na pré-escola, dos 4 a 5 anos, são feitas repetições como lembranças de reações circulares da primeira infância, de forma mais elaborada.

Delalande acredita e leva a sério que um móbile pode ser mais interessante do que um xilofone, por exemplo, para o despertar musical. Tudo pode virar um instrumento musical, dependendo do modo de usar.

2 – Simbólica (dos sentidos)Jogo simbólico Expressão – as crianças atribuem a música o que quiserem, os significados, a evocação e imaginação do aluno.

……………..Dos 4 a 6 anos, o realismo é cinestésico. A representação real pelo som é ligada a vivência afetiva. Como exemplo, a produção de som fortes ou fracos fazendo mímica corporal e representações correspondente ao som.

.Aos 7 anos a criança terá o som real dominado.
3 – Organização Construção – corresponde a jogo com regras, brincadeiras infantis são as primeiras manifestações do jogo musical com regras.

François Delalande busca através desta definição musical facilitar  o trabalho dos educadores , buscando levar até as crianças  não técnicas e conhecimentos didáticos, mas colocar a criança em contato com instrumentos musicais ou fontes sonoras, incentivando-os a produzir som com movimentos espontâneos de criação, uma verdadeira invenção musical.

.Além de professores, Delalande procura contagiar com seu conceito de educação musical os pais ou pessoas que cumprem a delicada missão de educar, acalentar e musicalizar estes futuros cidadãos.

.Teca Alencar de Brito faz referência de François Delalande junto com a proposta de  Kollreuther. Teca fez vários CDs em que usa como modelo de aula de educação musical os princípios de François Delalande e Jean Piaget.

.Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • françois delalande
  • delalande
  • francois delalande biografía
  • procurar François reações Se as folhas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.