Scroll Top

Artes

Frida Kahlo – História, Obras e Exposição das Telas

Tudo sobre Frida Kahlo, confira a história, obras e exposição das telasda artista mexicana no Brasil.

Frida Kholo é uma artista plástica mexicana nascida em 6 de julho de 1907 e falecida em 13 de julho de 1054. Com nome de batismo Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, filha de Gulillermo Kahlo fotógrafo renomado e de Matilde Calderon y Gonzales.

Amante da cultura de origem, Frida viveu uma vida cheias de obstáculos, nos quais superou todos com sua força e coragem e foi nestes momentos que se tornou a pintora surrealista famosa que foi.  Toda a história desta guerreira foi registrada em sua autobiografia em 1953 e diário publicado em 1995.

Frida Kahlo sofreu uma poliomelite na infância ficando com sequelas como uma perna mais fina e pés atrofiados. Se não bastasse, aos dezoito anos de idade em 1925, época em que estudava medicina na Escola Preparatória Nacional sofreu um grave acidente de ônibus quando estava acompanhada do noivo. Neste trágico acidente Frida Kahlo passou por 35 cirurgias, ficou com problemas de saúde para sempre e foi abandonada pelo noivo Alejandro Goméz Arias.

auto-retrato-com-vestido-de-terciopelo

"Auto-retrato com vestido de Terciopelo” – 1926

Neste período de recuperação, Frida Kahlo deixou aflorar seu talento artístico, pintando a tela “Auto-retrato com vestido de Terciopelo”, tema que a fez famosa e que mais retratou em suas obras, totalizando 55 auto-retratos. Segunda Frida, “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.

Em 1927, suas obras chegaram até Diego Rivera, pintor mexicano famoso que além de mostrar ao mundo o talento de Frida, tornaram-se marido e mulher, concretizando uma união complicada em agosto de 1929. Frida sofreu três abortos, sua dolorosa história ceifou sua saúde e a impossibilitou de ser mãe.

Frida Kahlo sofreu e lamentou suas dores em suas telas. Foram 55 auto-retratos, o que representa um terço das suas obras, sempre mostrando seu amor pela cultura do seu país. Confira abaixo algumas da telas de Frida.

autorretrato-com-macacos-1943-óleo-sobre-tela-frida-kahlo

"Autorretrato com macacos" óleo sobre tela de 1943.

Telas de Frida Kahlo

A artista plástica mexicana se separou de Diego Rivera, voltou a se unir a ele após traição, se separando oficialmente em 1939 e voltando a se casar com Diego em 1940. Sua vida amorosa foi conturbada, se envolveu com o escultor Isamu Noguchi, Leon Trotski, o poeta e escritor André Breton. A além dos problemas de saúde físicos, a moça sofreu de ansiedade e anorexia.

Frida Kahlo teve o prazer de conhecer artistas plásticos famosos como Pablo Picasso, Kandinsky, Marcel Duchamp, Paul Éluard e Max Ernst. Frida foi à primeira mulher a expor suas obras no Museu do Louvre em Paris.

diego-en-mi-pensamiento-1943-óleo-sobre-tela-frida-kahlo

"Diego en mi pensamiento" óleo sobre tela de 1943.

Em 1941 Frida e Diego passa a morar na “Casa Azul”, residência antiga dos pais falecidos da artista, onde a moça nasceu, foi criada e morreu e que hoje funciona o Museu Frida Kahlo ou a Casa Azul em homenagem a artista no México.

A artista plástica deixou obras lindas, foi membro do Seminário de Cultura do México, professora na Escola de Arte “La Esmeralda”, ganhou o prêmio Nacional de Pintura no México com a tela “Moisés”.

Frida mostrava-se cansada de sofrer e viver e aguardava a morte sem receios e até com ansiedade, que pairava entre a vontade de viver e sorrir e a vontade de alcançar a paz livre das dores. Mesmo próxima de sua morte com a saúde bem debilitada, Frida mostrou sua luta por mudanças participando em 1954, ano de sua morte, do movimento contra a intervenção dos EUA na Guatemala.

diego-river-1937-óleo-sobre-masonite-frida-kahlo

Diego Rivera – 1937.

Sua vida foi interpretada no filme “Frida” em 2002.

Exposição de Frida Kahlo no Brasil

Entre os dias 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016 o Instituto Tomie Ohtake mostra as obras da artista plástica com o tema Frida Kahlo – Conexões entre Mulheres Surrealistas no México, com visitação de terça a domingo das 11h às 20h.

Os ingressos com preço de R$10 a inteira estão sendo vendidos na bilheteria do local, online pelo site ingresse.com ou no aplicativo do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, São Paulo.

Além das 20 telas da artista plástica Frida com seis auto-retratos, poderemos ver mais 13 obras suas como duas colagens, nove desenhos e duas litografias.

A exposição tema Frida Kahlo – Conexões entre Mulheres Surrealistas no México terão fotos de Nickolas Muray, fotografias de Frida por Lola Álvarez, Kati Horna e Licienne Bloch. São mais de 100 obras de arte representando o trabalho de 16 artistas surrealistas.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • historia do quadro aborto por frida kahlo
  • telas de frida kahlo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Frida Kahlo – História, Obras e Exposição das Telas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: