Alimentação

Frutas Secas – Benefícios da Ameixa, Uva Passas, Damasco

Frutas secas são aquelas desidratadas onde o processo de secagem pode ser artificial ou natural. As frutas secas mais conhecidas são a ameixa seca, a uva passas, o damasco, a tâmara, a banana passas, maçã, laranja, tangerina, abacaxi, o figo, ou seja, a maioria das frutas pode ser seca. A fartura da fruta na safra pode ser aproveitada através da desidratação dela.

As frutas secas são ricas em nutrientes e vitaminas e são ótimas para momentos em que a fome aperta e você não está no lugar certo ou também nos intervalos das refeições, evitando alimentos perigosos à saúde, como bolachas, salgadinhos, fast food, etc…

 Na vida moderna é corrida, ter em mãos frutas secas é uma solução ótima e prática para combater a fome, elas não fazem volume, duram mais sem precisar de refrigeração, podendo ser condicionadas em pequenos recipientes que podem ser colocados na bolsa de mão com facilidade.

Conheça abaixo os benefícios à saúde das frutas frescas mais conhecidas, suas vitaminas e como elas podem ser nossas aliadas na qualidade de vida e no bem estar.

tudo-sobre-vitaminas-frutas-secas-

Benefícios das frutas secas

Ricas em fibras, as frutas secas são ótimas para movimentar o intestino, elas concentram sua vitaminas e saciam a fome. Algumas delas têm adição de açúcar aumentando o índice calórico e precisam ser ingeridas com moderação e não são recomendadas para pessoas com diabetes. Elas são ricas em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, manganês e cobre. Confira os benefícios de algumas das frutas secas mais conhecidas e suas vitaminas.

Damasco

tudo-sobre-vitaminas-damasco---Rico em fibras e vitaminas A e E, minerais como o ferro, o damasco é uma fruta de sabor azedinho, que pode ser consumido in natura, seco, em compotas ou como ingredientes de receitas. O damasco seco combate a anemia ajudando na formação dos glóbulos vermelhos, melhora o sistema imunológico, o equilíbrio do metabolismo, combate a osteoporose, é digestivo, melhora o funcionamento intestinal, sendo considerado um laxante natural e previne o câncer, combate os radicais livres e o envelhecimento precoce.

De baixo índice glicêmico é ótimo para quem pratica atividades físicas, pois repõe a energia, mas deve ser ingerido com moderação, por ter maior concentração de açúcar do que a fruta fresca. Cinco damascos secos contêm 90 calorias contra 60 da mesma quantidade da fruta fresca.

Uva passas

tudo-sobre-vitaminas-uva-passasA uva passas é rica em fibras, ótima para regular o intestino, laxante, digestiva e fonte de energia. Ela é recomendada para quem pratica exercícios físicos, por ser rica em frutose e glicose, o que já é contra-indicado para diabéticos.

A uva passas combate a acidez no estômago, é rica em polifenóis, que nos protegem de infecções e bactérias, é afrodisíaco devido uma substância conhecida como arginina. Rica em antioxidantes, ela ajuda eliminar as toxinas e combater os radicais livres, melhorando nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce.

 O cálcio em ação com o boro, substância encontrada na uva passas protege os ossos e previne a osteoporose, sendo recomendada para mulheres na menopausa, conforme estudo revelado por especialista da Embrapa.  As fibras são ótimas contra o colesterol, o inchaço abdominal melhorando o funcionamento intestinal.

Rica em vitaminas A, B, E e K além do resveratrol, antioxidantes e polifenóis que previnem o câncer, o Parkinson, o Alzheimer e a demência, afirma estudos.

Ameixa seca

tudo-sobre-vitaminas-ameixas-secas--A ameixa seca é rica em fibras, combatendo o colesterol, melhorando a função intestinal e ajudando emagrecer, quando associada a exercícios físicos e ingerida com moderação. Ela causa saciedade e é fonte de energia. Um estudo feito na Universidade de Liverpool na Inglaterra afirmou que a ameixa preta ajuda emagrecer e afinar a cintura. Segundo o estudo, 140 gramas da fruta ao dia fazem perder 2 kg em pouco tempo. É claro que deve ter um controle das calorias ingeridas ao dia e é bom saber que cinco ameixas pretas, o que corresponde a 25 gramas, contem 60 calorias.

A dica é ingerir a fruta seca com derivados de leite e oleaginosas para amenizar o efeito do açúcar da fruta. A ameixa seca contém vitamina A, B2 e C, potássio e antioxidantes que atuam na proteção das células, prevenindo câncer e o envelhecimento precoce.

As frutas secas perdem parte da vitamina C ao serem desidratadas. As frutas podem também passar por processo de liofitilização, o que é uma desidratação feita com temperaturas frias. O processo normal de secagem das frutas secas é feito com o aumento do calor.

Outro fato importante para nossa saúde é procurar ingerir as frutas secas orgânicas, que são livres de conservantes e dióxido de carbono e enxofre.

Escreva seu comentário sobre as frutas secas.

Assuntos do Artigo:
  • tamara e ameixa seca
  • uva passa é a mesma coisa que ameixa seca
  • ameixa ou passas
  • que tem mais vitamina uva passas ou ameixa seca
  • Qual a quantidade diária de uva passa devo consumir para regular o intestino
  • passas sao mesmo q ameixas
  • diferença entre uva passa e ameixa secas Qual é melhor

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.