Alimentação

Função das Proteínas, Alimentos Ricos, Onde Encontrar, Perigos dos Excessos e Quantidade Ideal

Função das Proteínas no corpo Humano

As Proteínas são substâncias orgânicas muito importantes para nosso organismo e podemos encontrá-las em alimentos de origem animal e vegetal. A composição das proteínas é formada por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podendo ter também de fósforo e enxofre. Toda a parte do organismo humano precisa das proteínas. Veja abaixo qual é a função das proteínas na construção do corpo humano, onde podemos encontrá-las e ter uma dieta saúdavel e completa.

Composição e Função das Proteínas

As proteínas são substâncias essenciais em todas as células do ser vivo, são moléculas orgânicas compostas por aminoácidos e ajudam formar os músculos, os tendões, as cartilagens, unhas, ossos, a pele, o sangue, órgãos. Elas produzem ainda hormônios, enzimas, anticorpos e neurotransmissores, repõe células, agem no crescimento, conduz o cálcio no sangue e agem na reparação de tecidos.

 Conforme a quantidade de aminoácidos é classificada o valor nutricional das proteínas, estes aminoácidos são tritófano, leucina, lisina, histidina, arginina, alanina, cistina, valina entre outros.

composição-e-função-das-proteínas

Alimentos ricos em Proteínas

Proteínas animal

Carnes, ovos, e leite

Proteínas vegetais

Soja, castanha do Pará, castanha de cajú, feijões, amendoim, pinhão, são alimentos com maior concentração de proteínas  e que devemos ingerir em nossas dietas. Legumes e frutas também tem proteínas em proporções menores.

Necessidade diária de Proteínas

O recomendado é 1 grama de proteína para cada quilo de peso, uma pessoa com 60 kg deve ingerir 60 gramas de carne, por exemplo, ao dia. Quem faz atividade física intensa pode comer até 2,0 gramas de proteína ao dia.

Dieta da moda só com proteína é prejudicial à saúde em longo prazo. No início emagrece pela eliminação de líquidos, mas a falta de carboidratos e gorduras pode prejudicar a saúde. A falta de carboidratos causa disturbios hormonais da saciedade, podendo levar ao ganho de peso.

Perigo do excesso de proteínas

O excesso pode causar sobrecarga nos rins e fígado, prejudicar o coração, aumentar o colesterol, entupir artérias, diabetes, pressão alta.

Dica de dieta com proteína

Desjejum – 1 copo de leite e 1 ovo.

Lanche

1 fatia de queijo branco.

Almoço – 100 gramas de carne.

Jantar – 80 gramas de carne.

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