Resumos

Fundamentos da Química Orgânica – Resumo de Química

Fundamentos da Química Orgânica – Resumo de Química

Berzelius, cientista do século XIX, sugeriu o uso do termo Química Orgânica para designar a parte da Química que estuda a matéria orgânica. Além de Berzelius, outros cientistas acreditavam que a matéria orgânica só podia ser sintetizada pelos seres vivos. Acreditava-se na teoria da força vital.

Friedrich Wöhler foi um dos cientistas que ajudaram a derrubar a teoria do vitalismo. Ele sintetizou em laboratório ureia. Antes disso, essa substância era extraída por meio de rins de animais. Wöhler aqueceu cianeto de amônio, que é uma substância inorgânica, e o resultado foi ureia (substância orgânica).

De acordo com a definição moderna, Química Orgânica é o ramo da Química que trabalha com os compostos de carbono, sejam eles naturais ou artificiais.

Os átomos que compõem as substâncias orgânicas são denominados átomos organógenos.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. DVeja abixo os tipo de cadeias de acordo com a saturação:

Fundamentos da Química Orgânica – Cadeias

Cadeia saturada – é a cadeia que só apresenta ligações simples entre os átomos de carbono. O termo saturação refere-se ao sentido de completa, os carbonos estão realizando ligações químicas com quatro átomos.

Cadeia insaturada – é a cadeia que apresenta pelo menos uma ligação dupla e/ou pelo menos uma ligação tripla entre dois átomos de carbono.

De acordo com a disposição dos átomos:

Cadeia reta ou normal – é a cadeia formada por apenas carbonos primários e/ou secundários. Carbono primário é aquele que se liga diretamente apenas a outro átomo de carbono. Carbono secundárioé aquele que se liga diretamente a dois outros átomos de carbono.

Cadeia ramificada – é a cadeia carbônica que apresenta em sua composição ao menos um carbono terciário ou quaternário. Carbono terciário é aquele que se liga diretamente com outros três átomos de carbono. Carbono quaternário é aquele que se liga diretamente a quatro outros átomos de carbono.

fundamentos-da-química-orgânica-

De acordo com a composição:

Cadeia homogênea – é a cadeia que apresenta uma sequência de átomos de carbonos seguidos sem interrupções de outro tipo de átomo.

Cadeia heterogênea – é toda cadeia carbônica que apresenta ao menos um átomo diferente do carbono dentro da cadeia. Desse modo, interrompendo a sequencia de átomos de carbono. Esse átomo é denominado heteroátomo.

De acordo com a forma:

Cadeia aberta ou acíclica: é a cadeia carbônica que não apresenta ciclos (que não é fechada).

–C–C–C–C –

Cadeia fechada ou cíclica: é a cadeia carbônica que forma ciclos de átomos (que é fechada).

Existe outro tipo de cadeia carbônica: cadeia carbônica aromática. São cadeias que apresentam em sua composição um anel aromático. Essa cadeia apresenta três ligações duplas intercaladas por três ligações simples entre seis átomos de carbono. E essa sequencia de ligações intercaladas vai mudando com o passar do tempo. Tal fenômeno é conhecido como ressonância eletrônica. Esse fenômeno dá estabilidade química à cadeia aromática, isso significa que é difícil a ocorrência de reações químicas envolvendo esse tipo de cadeia.

fundamentos-da-química-orgânica-2

Kekulé, cientista do século XIX, propôs a estrutura cíclica para o benzeno (anel aromático) em 1865.

Escreva seu comentário do resumo de química sobre os fundamentos da química orgânica.

Fonte –  Apostilas do cursinho pré-vestibular Etapa. 

Assuntos do Artigo:
  • fundamentos da quimica organica

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.