Scroll Top

Lição de casa

Geocentrismo, Heliocentrismo e Big Bang: Teorias sobre o Universo

Geocentrismo, Heliocentrismo e Big Bang: Teorias sobre o Universo

O movimento dos corpos celestes sempre exerceu uma espécie de fascínio sobre o homem, que ao longo dos séculos tentou desvendar seus mistérios e conhecer melhor a dinâmica do Universo. Na busca por explicações foram propostas teorias que, apesar de não serem mais defendidas nos dias de hoje, ganharam bastante notoriedade. São eles:

modelo-geocentricoGeocentrismo

O modelo geocêntrico proposto por Claudius Ptolomeu que, baseado nas ideias de Aristóteles, propôs que a Terra era o centro do Universo. Assim, todos os outros corpos celestes girariam ao seu redor em órbitas circulares, o que justificaria, entre outras coisas, o movimento aparente dos astros. Essa teoria, apesar de considerada absurda hoje em dia, foi bastante aceita uma vez que ia ao encontro das concepções religiosas da época e satisfazia a intuição humana num período em que a observação do Universo era feita a olho nu, sem o uso de qualquer técnica ou aparelho que desse respaldo científico à análise.

Durante a Idade Média, muitos questionamento a respeito do modelo geocêntrico foram reprimidos pela Igreja, embora estudiosos como Galileu tenham dado sinais de que esse conceito precisava ser revisto. Somente no século XVI, uma revolução científica levou à elaboração de um novo modelo, o modelo heliocêntrico.

modelo-heliocentricoHeliocentrismo

Proposto por Nicolau Copérnico, esse modelo afirmava que o Sol ocupava a posição central do Universo, tendo todos os planetas girando ao seu redor em em órbitas circulares. Para sua elaboração foram analisados os diferentes períodos orbitais dos planetas, de modo que fosse proposta uma nova ordem geométrica para o Universo. Esse modelo de Universo infinito e uniforme, que foi caracterizado pela utilização do método científico, foi aperfeiçoado ao longo dos anos por estudos de Galileu, Newton e Kepler, prevalecendo até o século XX.

Com o avanço da tecnologia e do estudo da Astronomia, o homem teve condições de elaborar uma nova teoria sobre a origem e o desenvolvimento do Universo, teoria essa que é aceita por muitos cientistas até os dias de hoje. Trata-se da Teoria do Big Bang, numa tradução literal, a Grande Explosão.

Teoria do Big Bang

Essa nova concepção baseou-se na Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, que propôs um Universo finito, dinâmico e em constante expansão, diferente daquele defendido por Newton.

Ainda de acordo com a Teorbig-bang-explosaoia do Big Bang, no passado toda a matéria estaria concentrada num único ponto, a partícula primordial que teria dado origem a tudo o que existe. Embora não se saiba ainda porque teria ocorrido essa explosão inicial, há certo consenso na comunidade cinetífica a respeito do Big Bang como explicação para a origem do Universo.

Mas e você, acredita na teoria do Geocentrismo, Heliocentrismo e Big Bang? Esse resumo te ajudou a conhecer um pouco mais sobre a organização do Universo e sua dinâmica? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • astronomia heliocentrismo big bang universo geocentrismo
  • modelo geocêntrico heliocêntrico e big bang
  • relatividade geocentrismo e heliocentrismo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 2,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Geocentrismo, Heliocentrismo e Big Bang: Teorias sobre o Universo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: