Culinária

Gersal – Como Fazer e Benefícios, Dicas para Diminuir Uso do Sal

Como fazer Gersal

Para quem tem problemas de hipertensão, pessoas com diabetes, problemas renais, retenção de líquidos, controlar o sal dos alimentos faz parte do tratamento. Na verdade o sal é quase, senão proibido, na maiorida dos casos das doenças citadas por ser considerado um vilão para a saúde humana.

Ingerir pouco sal é uma alerta dada por médicos, e a quantidade estabelecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde é de 2 g de sal ao dia por pessoa. Na vida moderna onde os alimentos são comprados prontos, congelados, fast food, a quantidade de sal usada para temperar, realçar o sabor dos alimentos e conservar é absurda, enorme e traz consequências devastadoras à saúde, desde aumento da pressão arterial, doenças do coração, AVC, insuficiência renal, retenção de líquido a celulite que tanto incomoda as mulheres.

receita-de-gersal

A dica é buscar alternativas no preparo caseiro dos alimentos, controlando a quantidade de sal nas refeições e uma dica que tem feito muita diferença para a saúde é o uso do sal com ervas e do gersal. No sal com ervas, a dica é misturar a cada parte de sal, quantro de ervas e bater. Veja como fazer sal rosa com ervas. Outra dica muito boa e que vamos ensinar aqui hoje é preparar o gersal, uma mistura de sal com gergelim, uma semente rica em nutrientes que vai ajudar na dosagem ideal do sal nos alimentos que consumimos diariamente.

Receita do gersal

Ingredientes

1 colher das de sopa de Sal marinho ou rosa aquecido batido com 1 xicara das de chá de gergelim torrado e moído.

Aquecer o sal na frigideira seca e reservar. Torrar o gergelim na frigideira seca sem deixar torrar para não amargar e bater ainda morno no liquidificador, pulsando em média 4 vezes, sem deixar virar pó. Guardar em pote esterilizado e usar quando necessário.

Se preferir uma mistura mais salgada aumente o sal.

O sal marinho é um sal que não passou pelo refinamento, portante mantém seus nutrientes.

O sal rosa do himalaia é rico em nutrientes e tem quase 50% menos sódio.

O gergelim é uma semente rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre, vitamina do complexo B. Rico em fibras ajuda dar saciedade e portanto é moderador do apetite.

Escreva seu comentário  aqui no blog Essas e Outras sobre a dica de como diminuir o uso do sal fazendo Gersal.

Assuntos do Artigo:
  • gersal beneficios

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.