Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Gestantes com Diabetes Tipo 1 – Cuidados na Gravidez

Confira aqui no blog ESsas e Outras informações sobre a gravidez em mulheres com Diabetes Tipo 1 – Cuidados com a alimentação, com o controle da glicemia, veja como proteger o bebê de mãe com diabetes tipo 1.

O que é Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, que ao contrário da diabetes tipo 2, sua instalação não está associada a ingestão exagerada de doces e açúcares. Doença que acomete geralmente crianças e adolescentes, o diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas, ao ser atacado pelas células Betas do sistema de defesa do organismo ao entender que o órgão é um corpo estranho, faz com que ele deixe de produzir parcialmente ou totalmente insulina, sendo necessário a reposição do hormônio.

É necessária a aplicação diária de injeções do hormônio chamado insulina, que vai controlar os níveis de açúcar do sangue. O diabetes pode trazer complicações na vida do paciente, sendo fundamental um controle diário dos níveis de glicose no sangue para evitar problemas como cegueira, amputação de membros, doenças cardíacas, entre outros males.

Hoje vamos falar sobre a gestação ou gravidez em mulheres com diabetes tipo 1. Uma mulher diabética pode ter filhos? As gestantes com diabetes tipo 1 correm risco? Quais medidas e cuidados são precisos para evitar problemas com o bebê e a mamãe?

gravidez-em-mulheres-com-diabetes-tipo-1

Gestantes com diabetes tipo 1

A gravidez em mulheres com diabetes tipo 1 é de alto risco, devendo ser acompanhada de perto por um médico especialista em gestantes com diabetes tipo 1.

Os cuidados devem ser tomados já antes da gestação, ou seja, a gravidez deve ser bem planejada, onde se estabelece cuidados com a dieta, como o controle da glicemia, com exercícios físicos regulares, mantendo os níveis da hemoglobina glicada em até 5,5 e mantendo o peso ideal antes de engravidar. Estes cuidados devem ser tomados no mínino seis meses antes de engravidar.

Um dos perigos para gestantes com diabetes tipo 1 descontrolado e com doenças decorrentes do diabetes é a má formação do feto. O correto é a mulher diabética se preparar para engravidar.

Normalmente as crianças de mãe diabéticas nascem maiores e podem ser diabéticas no futuro e obesas se os níveis de açúcar na gestação forem altos, o que leva altos níveis de açúcar ao bebê.

No momento da concepção e nas primeiras semanas do bebê é importante que a glicemia a gestante esteja controlada para não afetar o feto.

A gravidez em mulheres com diabetes tipo 1 na maioria dos casos vai de 36 a 38 semanas. Os níveis de açúcar podem manter-se baixos no começo da gravidez, aumentado gradativamente até o final dela, devido ao aumento de peso da mamãe e a ação de hormônios que provenientes da placenta que interferem  no controle glicêmico.

O indicado por médicos especialistas para gestantes com diabetes tipo 1 é que o peso da gestante durante a gravidez aumente no máximo 11 kg.

Cuidados com gestantes com Diabetes tipo 1

É importante cuidar da visão, dos rins antes de engravidar e manter o cuidado depois, já que podem acontecer alterações nestes órgãos durante a gravidez, embora estudos afirmem que se trata de sintomas momentâneos, que desaparecem após a gravidez.

Manter sobre controle os níveis de hormônios tireoidianos, o triglicérides e o colesterol, cuidar do coração fazem parte dos cuidados com a mulher diabética grávida. Estas complicações podem levar a parto prematuro e afetar o crescimento da criança.

É preciso evitar a hipoglicemia, que se for grave pode afetar o feto. O recomendado é manter o açúcar em 95 mg/DL no jejum e 140 mg/dL 2 horas após as refeições. O enjôo no início da gestação pode levar a hipoglicemia.

Amamentação de mulheres diabéticas

Após o nascimento, é necessário o monitoramento da glicemia no bebê, que pode ter hipoglicemia, devendo comer mesmo antes da mamãe da primeira mamada.

Os níveis de glicose diminuem após o parto e a cada mamada, podem acontecer crises de hipoglicemia e ser necessário monitorar a dieta da mãe.

Dieta das gestantes com diabetes tipo 1

As refeições não devem conter nada de açúcar, devem ser feitas em pequenas porções, ou seja, fracionadas, balanceada, livre de excesso de gorduras e bem colorida.

Escreva seu comentário e experiência sobre gestantes com diabetes tipo 1 ou a Gravidez em Mulheres com Diabetes Tipo 1.

Assuntos do Artigo:
  • cuidado com gravida diabetica

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Gestantes com Diabetes Tipo 1 – Cuidados na Gravidez!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: