Scroll Top

Saúde

Glaucoma: O que É, Tipos, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento. Confira

 

 

             Nem todo mundo sabe, mas o glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular. Essa elevação da pressão provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência, comprometimento visual. Caso não seja tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Os tipos de glaucoma são muitos:

  •  glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto – representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. É causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
  • glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular.
  • glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos.
  • glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Sintomas

          Assintomática no início, a perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego. Geralmente aparece com mais freqüência a partir dos 40 anos.

 

 

Diagnóstico

          Preste atenção em dois sinais: pressão intra-ocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. São considerados pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. Não devemos esquecer do histórico familiar, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.

Tratamento

           No inicio, o tratamento é clínico e à base de colírios. Controlando a causa, a pressão intra-ocular regride e o problema visual desaparece. O glaucoma crônico – tipo mais comum da doença – exige o uso constante de colírios pela vida inteira, porque não tem cura. Como pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou raio laser, o paciente precisa ser mantido sob controle todo o tempo.

            Gostou? Tem mais alguma dúvida? Sugestões? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Glaucoma: O que É, Tipos, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento. Confira!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: