Crochê e tricô

Gorro de Bebê para Menina de Crochê com Pompom – PAP com Fotos

Este gorro de bebê para menina tem abas laterais e pompom, foi feito com um ponto fantasia lindo, (veja receita do ponto fantasia deste gorrinho para menina).

Confira abaixo o passo a passo com fotos e explicações escritas da receita do gorro de bebê para menina com abas e pompom ou pingente .

receita-gorro-de-bebê-para-menina-

Gorro de bebê para menina

Material

  • 1 novelo de lã Keamor na cor escolhida
  • Agulha para crochê número 2.50 mm

Como fazer gorro de bebê para menina

barra-sanfonada-gorro-de-bebê-para-menina-Abreviações

  • Carreira – carr
  • Correntinha – corr
  • Ponto baixíssimo – pbx
  • Ponto baixo – pb
  • Ponto alto – pa

Passo a passo

Barra sanfonada de ponto baixo

 Início – Fazer dez correntinhas.

1ª carr – subir uma corr e fazer 9 pb a partir da segunda corr, totalizando 10 pontos trabalhados. È importante manter os dez pontos trabalhados a cada carreira, sem aumentar ou diminuir o número de pontos, tomando cuidado em pegar sempre o segundo ponto ao iniciar a carreira e os demais em seguida.

Dica para manter o número de pontos  – ao subir a corr, antes de virar a carreira pegue o segundo ponto a ser trabalhado.

2ª a 26 carr – subir uma corr e fazer toda a carr em pb pegando por trás de cada ponto baixo de base.

barra-sanfonada-gorro-de-bebê-para-menina-1

Unir as duas pontas da barra sanfonada formando o topo do gorrinho.  A costura pode ser feita com agulha de costurar grossa e a lã ou com agulha de crochê, sempre pegando um ponto por trás e duas linhas do ponto a unir, formando uma união bonita e igual ao ponto sanfonado. Reserve.

Ponto fantasia do gorro de bebê para menina

Fazer 99 corr de base.

Trabalhar em ponto fantasia como o explicado abaixo:

1ª carr – subir 3 corr e fazer 3 pa nas próximas 2 corr, pular 2 corr de base, 1 pa, 2 corr, 1 pa no mesmo ponto de base, pular 2 corr de base, 5 pa nas próximos 5 corr de base. Repetir de * a * até o final da carreira.

OBS – o trabalho pode ser unido no final pelas laterais, o que deixa uma costura atrás do gorrinho, ou pode ser trabalhado em círculo, mas para isso deve ser unido com pbx no final da primeira carreira e a cada carreira é preciso voltar como se o trabalho estivesse aberto para que o ponto não sofra alterações, mantendo o ponto relevo na frente ou no direito e a próxima carreira no avesso.

2ª carr – voltar, subir 3 corr, *fazer 4 pa no próximo pa, segurando a última laçada na agulha, unindo-as no 4º pa (ponto relevo), 5 pa no arco de 2 corr, fazer  4 pa no próximo pa, segurando a última laçada na agulha, unindo-as no 4º pa, pular 2 pa, fazer 1 pa no próximo pa *(3º pa dos 5pas). Repetir de * a * até o final da carr.

3ª a 14ª carr – repetir a 1ª e 2 ª carreira até o final. Se quiser um gorro menor diminua o número de carreiras, se quiser maior aumente. Para aumentar a largura do gorrinho, aumente o número de correntinhas ao iniciar o ponto fantasia.

Veja passo a passo e receita de como fazer o ponto fantasia.

receita-gorro-de-bebê-para-menina-de-crochê

Unir a barrinha sanfonada no ponto fantasia com pontos baixíssimos, pulando os pontos fantasias de 4 em 4 pontos em média para dar certo nos 26 pontos baixos da barra sanfonada.

Abas do gorrinhocomo-fazer-abas-em-gorro-de-bebêSeparar 3 "ondinhas" do ponto fantasia para a frente do gorrinho (ver foto acima) e fazer cada uma das abas.

PAP das abas do gorrinho de bebê

Fazer 20 pontos baixos e diminuir a cada carreira um pb de cada lado dando o formato das abas. Trabalhar até ficarem 4 pontos baixos, trabalhar mais 3 carr de pontos baixos por onde vai passar um botão.

Acabamento

Com a linha Susi ou outra linha de seda macia e agulha de crochê 1,5 mm, fazer a volta toda do gorro um acabamento com 1 pb, 2 corr, pular 1 ponto de base, 1 pbx até o final do trabalho. Arrematar.

Fazer dois pingentes de lã (veja receita de como fazer pingente de lã). Fazer um cordão de lã, passar na última carreira do ponto fantasia próximo a barra sanfonada e prender os pingentes de lã nas pontas do cordão de lã.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como fazer gorro de bebê para menina em crochê.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.