Lição de casa

Governo-geral Brasil Colônial: Governantes, Conflitos, Jesuítas e mais

.

.

…………….Como você pode ver no post sobre a Colonização do Brasil, as capitanias hereditárias acabaram não tendo o resultado esperado. As dificuldades enfrentadas pelos donatários fizeram com que muitas regiões não prosperassem e obrigaram a Coroa Portuguesa a buscar uma alternativa para administrar sua colônia.

…………….Foi neste contexto que foi criado em 1549 o Governo-geral, sistema que prometia ajudar os donatários e interferir diretamente na colonização do Brasil. Para isso era escolhido um funcionário do governo português que se tornaria do Governador-geral da colônia. Vale lembrar ue nesta época as capitanias ainda existiam já que elas só foram extintas em 1759.

…………….Os governantes também defendiam a colônia de invasões estrangeiras e incentivavam a busca por metais preciosos. Eles lutavam contra a resistência indígena além de ajudarem na implementação da fé critã entre os nativos. Tudo isso era dividido entre quatro tipo de funções: militares (defesa da colônia), judiciárias (alterar penas), administrativas (controle das finanças) e eclesiásticas (indicação de sacerdotes).

 …………….Eles contavam com três auxiliares (ouvidor-mor, provedor-mor e capitão-mor) que os ajudavam a exercer todas essas funções. Mas não pense você que esse novo sistema foi imediatamente aceito pelos donatários e se tornou um verdadeiro sucesso. Além das dificuldades referentes a administração das capitanias, os governantes-gerais enfrentaram a oposição de homens de posse.

.

.

…………….Os três primeiros governadores-gerais do Brasil e também os que mais se destacaram foram Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá. Da atuação deles podemos citar os principais feitos durante os seus governos. São eles:

.

…………….Primeiro Governo-geral (1549-1553):

* Escolha da Bahia como sede do governo;

* Implantação da pecuária;

* Criação do primeiro bispado brasileiro (1551);

* Incentivo ao cultivo da cana-de-açúcar;

* Expedições em busca de metais preciosos;

.

…………….Segundo Governo-geral (1553-1558):

* Vinda de jesuítas como José de Anchieta ao Brasil;

* Fundação do Colégio de São Paulo;

* Criação da vila São Paulo;

.

…………….Terceito Governo-geral (1558-1572):

* Expulsão dos franceses da baía de Guanabara;

* Lutas intensas contra indígenas que resistiam a colonização;

* Destruição de aldeias e muitas mortes;

.

…………….Como resultados da implantação deste sistema político-administrativo no Brasil, podemos citar: catequização de indígenas, desenvolvimento agrícola e vinda de mão-de-obra escrava africana. Cada governante deu destaque a uma atividade, mas todos buscaram a exploração e a busca por mais riquezas.

…………….Durante o Terceiro Governo-geral aconteceu a Confederação dos Tamoios, aliança de guerra que levou a morte de milhares de indígeanas. Este sistema durou até o ano de 1640, quando foi substituído pelo Vice-Reinado. Mas esse é assunto para outro post.

…………….Mas e você, o que achou das informações??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • destaque os principais acontecimentos dos três primeiros governos gerais do brasil colonia
  • governo geral resumo
  • governos gerais
  • Elabore um pequeno texto sobre os principais conflitos existentes no período do governo geral
  • quais dificuldades principais enfrentadas no governo-geral?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.