Resumos

Grandezas e Vetores, Exemplos – Resumo de Física

Grandezas e Vetores, exemplos – Resumo de Física

Durante o Absolutismo, cada Estado tinha seu próprio sistema de medidas de grandezas. Essa enorme variedade de sistemas dificultava as transações comerciais e divulgações científicas. Com o advento da Revolução Francesa, no século XVIII, o governo vigente criou um órgão responsável por estabelecer um sistema de medidas de grandezas fixo e universal.

Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido (tempo, velocidade comprimento, etc.). Existem as grandezas fundamentais (tempo e comprimento) e as grandezas derivadas das grandezas fundamentais (área, volume, velocidade e aceleração).

Exemplos de grandezas:

Comprimento – metro – m

Massa – quilograma –kg

Corrente elétrica – ampère – A

Quantidade de matéria – mol – mol

Tempo – segundo – s

Temperatura termodinâmica – Kelvin – K

Intensidade luminosa – candela – cd

As grandezas e suas unidades anteriormente apresentadas estão de acordo com o Sistema Internacional (SI), que é o sistema de medidas padrão entre a comunidade científica.

Além do Sistema Internacional, existem outros sistemas que utilizamos no nosso cotidiano. A temperatura mostrada nos telejornais e nos relógios das cidades brasileiras está em graus Celsius (ºC), em países de inglesa, em Fahrenheit (ºF).

Há grandezas que são perfeitamente definidas pelo seu valor numérico e pela sua unidade. Essas grandezas são denominadas grandezas escalares. Exemplo: temperatura, área, volume, massa, energia e carga elétrica. Existem grandezas que necessitam de indicação da direção e do sentido. Essas grandezas são denominadas grandezas vetoriais. Exemplo: velocidade, aceleração, quantidade de movimento e campo elétrico.

grandeza-e-vetores-resumo-de-física-

No decorrer do cotidiano, as pessoas são inundadas por informações. Em telejornais, por exemplo, existe uma confusão feita com duas palavras: direção e sentido. Elas não significam a mesma coisa. Direção tem sua origem na Geometria e é caracterizada por uma reta e todas as suas paralelas. Desse modo, todas essas retas paralelas apresentam o mesmo sentido (horizontal e vertical, por exemplo). Utilizando uma mesma direção como referência, dois sentidos podem ser opostos ou iguais (esquerda ou direita, para cima ou para baixo).

Um vetor é um modo de indicar o módulo, a direção e o sentido de uma grandeza vetorial. Uma grandeza vetorial, por exemplo, a força, pode ter módulo igual a 10 N, direção horizontal e sentido para direita. Quando nos deparamos com uma letra contendo uma seta em cima dela, temos um vetor de uma determina letra e aparece quando nos referimos a sua intensidade, direção e sentido. Quando estamos apenas interessados na intensidade dessa grandeza vetorial, ela é indicada sem seta.

Dois vetores de mesma direção podem ser somados. Para determinar o módulo da soma de dois vetores, basta estabelecer, por convenção, um sentido como positivo e o outro como negativo. Após esse processo, soma-se algebricamente os seus módulos.

grandeza-e-vetores-resumo-de-física-1

Vetores perpendiculares entre si, formando um triângulo retângulo, podem ser somados de acordo com o Teorema de Pitágoras (o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos). A soma de dois vetores de direções quaisquer é determinada pela Regra do Paralelogramo (a2 = b2 + c2 + 2xbxcxcosα).

A resultante de dois vetores pode ser determinada colocando o inicio de um vetor na extremidade do outro vetor. A reta traçada entre a extremidade do primeiro e a origem do segundo será a resultante dos dois vetores.

Além disso, os vetores podem ser decompostos por meio de ferramentas geométricas e trigonométricas.

Escreva seu comentário sobre este resumo de física.

Fonte –  Gaspar, Alberto. Física, volume único. 1. Ed. – São Paulo – Ática, 2005.

Assuntos do Artigo:
  • grandeza vetores
  • grandezas vetores
  • vetor exemplos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.