Lição de casa

Guerra dos Cem Anos, França e Inglaterra: Causas e Vida de Joana D’Arc

.

.

……………A “Guerra dos Cem Anos” foi de extrema importância na transição entre o poder descentralizado feudal e o poder centralizado das monarquias absolutistas. Muito se ouve falar nela, mas você sabe de fato por que ela aconteceu??? Confira o resumo que nós preparamos.

……………Para começar vamos entender que a guerra não durou 100 aos apenas do nome. O conflito durou na verdade de 116 anos sendo que seu início se deu em quando o trono francês ficou sem um sucessor direto. Diante da oportunidade o rei britânico Eduardo III quis o direito de unir a Inglaterra com a França sob seu governo.

……………Isso porque Eduardo III era neto do monarca francês Felipe, o Belo. A união traria muitos benefícios à Inglaterra entre eles a incorporação de Flandres, região próspera comercialmente que já tinha fortes laços com os ingleses. Já para a França isso não seria nada vantajoso.

.

.

……………Com o apoio dos comerciantes de Flandres que apoiaram a ação britânica, as batalhas de Crécy e Poitiers foram vencidas pela Inglaterra que conquistou parte do norte francês. O país tinha tudo para conseguir seu objetivo até que duas coisas mudaram esse destino: a Peste Negra e a coragem de uma camponesa.

……………A primeira obrigou os dois países a darem um tempo nas batalhas que só foram retomadas em 1356. Ainda assim a Inglaterra continuou em vantagem, dominando territórios e contando com o apoio de alguns nobres. Tudo isso afetou diretamente a vida dos franceses, especialmente dos camponeses.

……………Houveram rebeliões que ficaram conhecidas como jacqueries. É aí que entra em cena uma camponesa chamada Joana D’Arc. A morte de Carlos VI fez com que o trono francês ficasse nas mãos de sua irmã que por acaso era casada com o então rei da Inglaterra Henrique V.

.

Mapa da "Guerra dos Cem Anos"

.

……………Os camponeses ficaram ainda mais insatisfeitos e a nossa heroína, alegando ter sido designada por Deus para dar fim ao controle inglês, mobilizou as tropas e populações locais. Além de despertar o sentimento nacionalista dos franceses, Joana liderou exércitos e fez com que seu país recuperasse territórios e um herdeiro francês fosse coroado na catedral de Reims.

……………Mesmo ajudando seu país, Joana D’Arc foi entregue por um conde francês que era a favor dos ingleses e morta na fogueira sob a acusação de heresia e bruxaria. Apesar da morte trágica, a moça fez com que a França conseguisse expulsar os ingleses e a Guerra dos Cem Anos fosse encerrada em 1453, 23 anos após sua execução.

……………E assim centralização do poder foi fortalecida e o sentimento nacionalista francês fez com que o país tivesse uma das mais fortes monarquias absolutistas da história nos anos seguintes.

……………Mas e você, o que achou do resumo??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.