Scroll Top

Educação

Guerra dos Trinta Anos – 1618 a 1648 – Conflito Por Motivos Religiosos

.

.

……………A guerra dos trinta anos causou grande destruição e muito sangue na Europa Central nos anos de 1618 a 1648. Um conflito gerado por disputas internas, causadas pela diversidade religiosa.

……………Após a reforma, com berço germânico, e os reinos  sendo dirigidos por príncipes católicos e protestantes, as tensões politicas, onde reis de uma região não aceitavam uma pratica religiosa contraria a sua fé foram inevitáveis.

……………Todo essa disputa por poder, novos territórios e mercado, resultou em muita violência.

……………A Guerra do trinta anos iniciou com uma disputa interna, parecendo sem importância, no Império Austríaco dos Habsburgos. No ano seguinte, os cidadãos protestante da Boêmia foram contra o imperador católico Fernando II, escollhendo Frederico, o eleitor do Palatinado para monarca. Em 1620, houve reação das forças imperiais, derrotando o exército de Frederico na Batalha da Montanha Branca, levando a crer, que a rebelião estaria acabada. No entanto, as causas religiosas do conflito, fizeram continuar a violência.

……………A Dinamarca e a Suécia, temendo que a influência católica se espalhasse mais para o norte, juntaram-se ao conflito. Em 1629, a Dinamarca, grande potência protestante, assinou a paz, no Tratado de Lubeck. O exército Suéco continuou na luta, comandado por Gustavus Adolphus, o chamado “Leão do Norte” mostou seu poder nas províncias alemãs.

……………Mogúncia e Munique caíram, e até Viena ficou ameaçada. Com a morte Gustavus na Batalha de Lutzen em 1632, o resultado final da guerra voltou a equilibrar.

……………Em 1635, os Franceses participaram, se envolvendo na fase final da guerra. Apesar de ser uma potência católica, a França tomou partido dos protestantes da Holanda e da Suécia, minando através de uma ação, o império Habsburgo. Após a bem sucedida ação, quando a Paz de Vestefália acaba com a guerra, em 1648, a França impôs-se como a principal potência da Europa.

……………Deixe seu comentário aqui.

Assuntos do Artigo:
  • guerra dos trinta anos resumo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 2,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Guerra dos Trinta Anos – 1618 a 1648 – Conflito Por Motivos Religiosos!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: