Scroll Top

Artes

Gustav Klimt Pintor e Desenhista Austríaco: Biografia, Fotos, Obras

Gustav Klimt, grande pintor e desenhista do final do século XIX e início do século XX. Natural de Baumgarten, próximo à Viena,  Gustav Klimt nasceu em 14 de julho de 1862, foi o segundo filho dos sete de Ernest e Anne Finster e faleceu em 6 de fevereiro de 1918.

Aos 14 anos, em 1876 foi estudar na Escola de Artes e Ofícios de Viena, onde estudou desenho ornamental, perpectivas, projeções, estilo com aulas teórica e praticas até 1877. Foi aluno de Julius Victor Berger e Ferdinand Laufberger.  Nesta época Klimt e seu irmão desenhavam retratos a partir de fotografias e vendiam a seis florins.

Se tornou um grande artista, fez grandes e polêmicas obras e foi reconhecido em sua terra natal. Recebeu a Cruz de Ouro de Mérito Artístico do Imperador Francisco José. Decorou grande parte de Museus, teatros, Palácio, universidades e em muitos lugares importantes da sociedade.

Gustav Klimt foi fundador do movimento de Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes. Foi menbro honorário das Universidades de Munique e Viena.

Os trabalhos e obras de Gustav Klimt foram divididos por diferentes fases, sendo a primeira marcada por caratér histórico-realista, associada também à dualidade de Viena a realidade e ilusão, como os desenhos para alegorias “A Escultura” e “A Tragédia”. A mudança foi vista a partir dos desenho geométricos repetidos, com algumas partes somente essenciais realista, fazendo com que seja entendido.

A partir do século XX, com o expressionismo, o estilo dourado e suntuoso de Klimt fica de lado. Em 1909, Klimt parte para Paris e mantém contato com as obras de Toulouse-Lautrec e fauvismo fazendo com que suas obras tenha um cenário mais elaborado, sem os motivo geométricos e o luxo dourado, passando a refletir a influência do cubismo que surgia.

Seus últimos trabalhos e obras mostram um lado erótico. Em 1915, com a morte de sua mãe, seus trabalhos são marcados por uma só cor, obras mais sombrias. Gustav Klimt morre em 06 de fevereiro de 1918 de apoplexia, uma lesão súbida de vasos sanguíneos do cérebro.

Suas obras foram pinturas, murais, esboços, objetos de artes. Grande parte de sua obra estão expostas na Galeria da Secessão de Viena.

Veja abaixo fotos de algumas das obras de Gustav Klimt.

.

 

 

 

 

 

 

.

……

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

Escreva um comentário.

Assuntos do Artigo:
  • gustav klimt biografia
  • biografia de gustav klimt
  • gustav klimt obras
  • obras de gustav klimt
  • klimt obras

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 2,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Gustav Klimt Pintor e Desenhista Austríaco: Biografia, Fotos, Obras!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: