Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Herpes Simples – Tipos, Cuidados, Causas, Tratamento

o-que-é-herpes-simples-sintomas-tratamento-Confira aqui no blog Essas e Outras o que é Herpes Simples. Veja os Tipos da doença, Cuidados, Causas, Tratamento e como se dá a contaminação.

O que é herpes simples? Herpes simples é uma infecção causada por um vírus e que pode ser do tipo labial, genital ou zoster. Causada por um vírus chamado de HS (herpes simples)  tipo 1 nos lábios e HS tipo 2 para o caso genital. O herpes zoster é prima do herpes labial e genital, bem parecido com catapora e varicela é dolorida, mas a boa notícia é que existe uma vacina preventiva contra a doença.

Herpes simples

Causas

As causas do aparecimento do herpes podem estar associadas à baixa imunidade que em mulheres tem maior incidência na menopausa, na gravidez e no período menstrual devido alterações hormonais. O estresse que leva ao aumento do cortisol diminui a imunidade e pode levar crises de herpes simples, a má alimentação, depressão e noites mal dormidas.

Contaminação do herpes simples

A contaminação do herpes simples se dá pelo contato com uma pessoa que tem a doença e acontece quando as vesículas ou bolhinhas se rompem. Mesmo quando cicatriza as feridinhas pode acontecer à transmissão, que se dá pela saliva, beijo ou simplesmente encostar-se à pele contaminada e no sexo.

Em lugares e objetos pessoais como banheiro, lâmina de barbear, toalha de banho e rosto, batom, talheres, copos, canudinho pode acontecer a transmição do herpes simples. O sol em excesso, cansaço também podem desencadear a doença em pessoas contaminadas.

Sintomas do herpes simples

Na primeira infecção da doença, os sintomas são mais fortes e maiores, podendo se espalhar para o rosto e dentro da boca no caso da doença labial.

Tudo começa com uma leve coceira e formigamento, uma sensação de ardume e agulhadas que dão o aparecimento de pequenas bolhas de água ou vesículas que nas primeiras crises pode virar feridas com cascas que desaparecem entre sete a dez dias. Popularmente é conhecida como bolhas de febre.

O vírus quando entra em contato com uma pessoa após o contágio, se instala nas terminações nervosas e adormece. Em momentos de baixa resistência ou baixa imunidade ele se multiplica, inflama os nervos e acontece a crise com o surgimento dos sintomas.

Tratamento do herpes

Nos primeiros sinais da doença, deve-se iniciar o tratamento com pomadas de uso tópico e medicamento anti-viral de uso oral recomendados por orientação médica.

É fundamental manter a boa higiene no local, manter as mãos limpas e não furar as bolhas.

Cuidado como prevenir rachaduras labiais no inverno é importante, rachaduras nos lábios que podem propiciar a contaminação.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • herpes simples
  • o que é micose

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Herpes Simples – Tipos, Cuidados, Causas, Tratamento!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: