Alimentação

Hibisco para Chá Emagrece Tipo, Benefícios, Onde Encontrar

Planta comum no sudoeste do Brasil, originária da Ásia tropical e que chegou ao Brasil no século XVII através do escravos, o hibisco é encontrado em mais de 300 espécies, a maioria usado no paisagismo. O hibisco para chá ou usado na culinária e com muitos benefícios à saúde é o hibisco sabdariffa (veja nas imagens).

Planta decorativa, o hibisco subdariffa é conhecido também como azedinha, vinagreira, quiabo-azedo, quiabo-roxo, quiabo-róseo ou caruru-azedo. De fácil cultivo, o hibisco é muito benéfico a saúde, rico em vitaminas, minerais e substâncias saudáveis e que pode ser usado em forma de chás, geleias, sorvetes, conservas, gelatinas, sucos, quentão e como ingrediente de muitos outros pratos. O sabor azedinho e a cor avermelhada tornam bem agradável o consumo da planta terapêutica.

A parte usada do hibisco subdariffa é o cálice, parte vermelha que protege as flores antes de abrir e as sementes. Ela pode ser usada in natura ou desidratada e seca, onde pode ser armazenada por mais tempo. A dica é cultivar a planta em casa, em solo rico em composto orgânico, bem drenado e temperatura acima de 21° C. Confira abaixo como desidratar o Hibisco subdariffa para usar em chás. Confira os benefícios do hibisco para chá.

hibisco-para-chá-foto-benefícios-

Benefícios do hibisco para chá

Rico em vitaminas A e B1, minerais como cálcio, ferro, magnésio, fibras, flavonóides, fitosteróis, antocianina, antioxidantes. O hibisco para chá ajuda emagrecer, diminue a gordura abdominal, combater a celulite por ser diurético e diminuir a retenção de líquidos. Ele age na prevenção da hipertensão, como anti-inflamatório, expectorante, estimula o metabolismo, é digestivo, combate o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, ajudando evitar o diabetes tipo 2. Ele previne o câncer, é afrodisíaco e laxante moderado.

Como desidratar o hibisco para chá

Após colher os cálices da planta, a dica é cortar a base e retirar com cuidado o miolo, o que você pode fazer empurrando-o com o dedo. Em seguida, coloque-os num peneira própria para secagem e deixe por 12 horas numa temperatura de 35 a 40° C (não pode torrar) ou ao sol coberto com um tule de 4 a 5 dias, retirando assim que o sol se recolher, ou seja, no pôr do sol para evitar umidade. Em seguida, armazene em potes bem tampados ou saquinho selados para venda ou consumo caseiro.  O miolo é onde encontramos as sementes, que após secar podem ser usadas para o cultivo ou para chás também.

Para fazer o chá de hibisco  a dica é ferver 1 litro de água e em seguida colocar 2 colheres de sopa do hibisco para chá seco. Tampe a panela e deixe em infusão por 3 minutos. Beba sem açúcar. Após esfriar não é recomendado esquentar novamente para que não se perca suas propriedades terapêuticas. Beba então o chá frio.

chá-de-hibisco-emagrece-benefícios-1

Receita com o hibisco para chá

Geleia de hibisco

Para preparar uma deliciosa geleia de hibisco para chá,ou hibisco subdariffa, a dica é picar as flores vermelhas sem o miolo (para manter as fibras e textura) ou triturar no liquidificador e levar ao fogo na proporção de 1 kg de hibisco para 1/2 kg de açúcar. e deixar apurar até o ponto de geleia ( teste colocando uma colher de chá de geleia num pires gelado, se não espalhar estará pronta a geleia).

Quentão de hibisco

Numa panela coloque  1 1/2 litro de água, 1 xícara de chá de hibisco, 2 colheres de sopa de gengibre 2 colheres de sopa de maça desidratada, 1/2 casca de laranja, 8 cravos da Índia, 2 paus de canela e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos. Sirva quente. Se quiser um quentão mais leve adicione mais 1/2 litro de água no preparo.

Suco de hibisco

Misture 1/2 xícara de chá de hibisco com 1/2 xícara de chá de suco de laranja.

Contra indicações – a dica é beber no máximo 4 xícaras de chá de hibisco ao dia. O excesso pode ser prejudicial. As mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem beber o chá de hibisco uma vez ao mês.

Gostou das dicas sobre o hibisco para chá? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • chá de hibisco benefícios onde e encontrado
  • como desidratar hibisco em casa
  • hibisco onde encontrar
  • onde encontrar hibisco

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.