Saúde e Bem Estar

Hipertensão: Como Combater com Exercícios Físicos e Novos Hábitos

Hipertensão: Como Combater a hipertensão com Exercícios Físicos e Novos Hábitos.

hipertensãoHipertensão é uma doença assintomática que acomete pessoas de todas as faixas etárias.Uma doença silenciosa e perigosa, que pode causar a morte. Conhecida também como pressão alta,  a doença é caracterizada pela força que o sangue faz contra as paredes das artérias, para que possa circular pelo corpo.

Normalmente a pressão sobe durante atividades físicas e cai ao relaxarmos. A partir de 14 por 9 em repouso, a pressão arterial é considerado hipertensão.

A hipertensão é assintomática, porém, algumas pessoas sentem tontura, dor de cabeça, dor na nuca e dor no peito quando estão com pressão alta.O nível ideal de pressão arterial não deve ultrapassar 12 por 8.

O diagnóstico de hipertensão vem quando o paciente está com os níveis de pressão arterial superior ou acima da média recomendada.

Em casos leves de hipertensão, com a mínima entre 9 e 10, a medicação e tratamento é feito através de exercícios físicos e mudanças de hábito, sem a indicação de medicamentos. A pratica de atividades físicas e a mudança de hábitos alimentares auxiliam bastante no controle da hipertensão.

Uma boa avaliação médica indicará como proceder em casos de hipertensão, observando os níveis da pressão arterial e as condições do paciente e como deverá fazer estas atividades físicas e a alimentação.

A dieta ideal para pessoas com pressão alta ou hipertensão deve ser uma alimentação pobre em sal e gorduras, com mais frutas, verduras, legumes e carne branca.

Além das orientações de um médico especialista sobre mudanças de hábitos da pessoa com hipertensão, ao praticar exercícios físicos é importante a supervisão de um instrutor de educação física, orientado por um médico para cada caso específico.

Antes da prática de exercícios físicos é recomendado fazer um teste ergométrico, principalmente se tiver fatores de risco cardiovascular como a hipertensão. Antes e depois de qualquer exercícios físico é importante  fazer um aquecimento  e mater-se hidratado.

Roupas  e tênis confortáveis, leves e que não retenham o suor também são recomendadas.

Os exercícios físicos recomendados para pessoas com hipertensão ou pressão alta podem ser aeróbicos  e anaeróbicos.

Exercícios anaeróbicos são exercícios rápidos ou breves com maior intensidade como musculação. Estes exercícios devem ser feitos com sobrecarga de até 50 a 60% e uma repetição máxima.

Os exercícios aeróbicos são exercícios leves e mais duradouros como a caminhada, pedalar, nadar, correr, dançar, andar e podem ser feitos regularmente com no mínimo 30 minutos de duração, sempre procurando respeitar a capacidade física de cada um.

Nos casos mais graves de hipertensão, além da atividade física e da mudança de hábitos alimentares, o paciente deve fazer uso de medicação contra hipertensão, prescrita por seu médico, e esta medicação deve ser tomada regularmente e sem falhas.

Sempre com acompanhamento médico e cumprindo as recomendação corretamente, os sintomas da hipertensão vão amenizar, com resultados positivos e progressivos. É importante a paciência  e preserverãncia no tratamento.

Para que as recomendações médicas sejam feitas com vontade, procure praticar exercícios que lhe agradem e que previlegie corpo e mente e com certeza logo verá os bons resultados.

Confira as dicas sobre como tratar a hipertensão e comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.