Tudo sobre hipótese de evolução gardual dos sistemas químicos.

terra Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos: Coacervados e mais

Se você conhece a Teoria da Biogênese, sabe que ela foi abraçada por muitos estudiosos por dizer que os seres vivos tem origem de outros seres vivos. Mas como podemos explicar então, a origem da vida na Terra se não existiam seres vivos para darem origem a eles??? É isso o que a “Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos” tenta fazer.

.Criada na década de 30 pelos cientistas Alexander Ivanovich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane, a hipótese defendia que a vida seria fruto das condições do nosso planeta há milhões de anos, quando surgiram as primeiras moléculas orgânicas.

.A Biologia defende que os primeiros seres vivos se formaram nos oceanos há 3,5 milhões de anos. A atmosfera era primitiva e seus principais gases seriam a amônia, o hidrogênio e o matano. As descargas elétricas geradas pelas tempestades teriam dado origem à primeira molécula orgânica, na atmosfera.

coacervados Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos: Coacervados e mais.Com as chuvas, os oceanos que eram quentes e rasos se tornaram o lugar ideal para o desenvolvimento de matéria viva. As moléculas orgânicas simples teriam se transformado em moléculas mais complexas. Para comprovar a hipótese, foram feitos estudos em condições parecidas do que acreditam terem sido os oceanos na época, e o resultado possibilitou a formação de moléculas orgânicas.

.Com o tempo o número de moléculas aumentou e tudo isso somado às condições do ambiente, formou uma espécie de “sopa nutritiva“, com grande quatidade de aminoácidos que formaram proteínas. Como todos nós sabemos, as proteínas não se dissolvem na água. Ao invés disso elas são envolvidas pelas moléculas de água formando coloides.

..A junção desses colides formou o que chamamos de coacervados, aglomerados que já teriam o aspecto de uma célula. As reações químicas que deveriam ocorrer no seu interior fazia com que eles interagissem com o meio externo. Vale lembrar que os coacervados não são células.

bascteria Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos: Coacervados e mais

A formação desses sistemas foi muito importante para os cientistas pois comprovaria que naquela época já haviam condições para a formação de sistemas com o aspecto de uma célula, separado do meio ainda que mantendo relações com ele. No entanto, ainda não somos capazes de explicar ou siquer imaginar como a primeira célula se formou.

.Teria sido ela uma estrutura simples que com o tempo desenvolveram ácidos nucleicos responsáveis pela sua reprodução??? Será que a membrana que a envolvia era a mesmo que conhecemos, separando o citoplasma do meio??? Seria ela unicelular ou procariontes???

Isso nós vamos ter que esperar novas descobertas e novas experiências para entender. Talvez nunca entendamos, mas o fato é que o homem nunca desiste de tentar desvendar a própria história criando hipóteses e teorias que sempre dividirão o mundo.

Mas e você, o que achou do texto sobre a evolução gradual? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • hipótese da evolução gradual dos sistemas quimicos
  • evolução gradual dos sistemas quimicos
  • para explicar a hipotese da evolução gradual dos sistemas quimicos
  • evolução gradual das substancias quimicas
  • teoria da evolução gradual dos sistemas quimicos
  • a teoria da evoluçao gradual dos sistemas quimicos foi desenvolvida por
  • a hipotese da evolução gradual dos sistemas quimicos
  • descreva a hipotese da evolução gradual dos sistemas quimicos(sintese prebiotica)