Comportamento

Hippie – Filosofia do Movimento Hippie, História, Lema, “Paradise Now”

Hippie – Filosofia do Movimento Hippie, História –  Lema, "Paradise Now"

hippie-movimentoO movimento Hippie surgiu no ano de 1966, nos Estados Unidos, principalmente no estado de São Francisco. Embora a origem do nome “hippie” não seja definida, sabe-se que o termo se popularizou entre jovens estadunidenses de classe média e alta que, ao longo da década de 60 e dos anos seguintes, passaram a contestar o estilo de vida materialista levado pelos seus pais, aderindo a lemas que vão muito além do tão difundido “paz e amor”.

Dentre os preceitos da filosofia do movimento hippie, que eram orientados por mestres espirituais, podem ser citados: aversão à propriedade privada, culto à natureza, utilização de drogas como LSD, maconha e mescalina, emancipação sexual, oposição ao nacionalismo, à Guerra do Vietnã e aos princípios da religião cristã. Segundo os pertencentes ao movimento, o paraíso deveria ser encontrado durante a vida, daí, o lema adotado, “Paradise Now” (Paraíso agora).

Embora o movimento Hippie tenha se tornado bastante popular em todo o mundo, angariando a simpatia de personalidades como Bob Dylan, Eric Fromm, Walt Whitman, Carl Rogers e Aldous Huxley, nos dias de hoje ele não possui tanta importância entre os jovens. Ainda assim, muitos hippies ligados à tradição se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como o Peace Fest e as reuniões da família arco-íris.

Escreva seu comentário da matéria sobre o movimento Hippie.

Fontes: AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. 3a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Assuntos do Artigo:
  • filosofia hippie
  • Qual o lema dos rips

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.