Educação

História da Faculdade de Medicina da USP: Tudo sobre a Casa de Arnaldo

História da Faculdade de Medicina da USP: Tudo sobre a Casa de Arnaldo

faculdade-de-medicina-da-uspA Faculdade de Medicina da USP, referência em tradição e qualidade de ensino, faz parte da Universidade de São Paulo, eleita a melhor universidade da América Latina pelo terceiro ano consecutivo e é o sonho de muitos estudantes e vestibulandos apaixonados pela Medicina.

O que pouca gente sabe é que a FMUSP, como também é conhecida, foi fundada oficialmente no dia 24 de novembro de 1891 como Academia de Medicina, Cirurgia e Farmácia de São Paulo, mas sua aula inaugural só foi ministrada em 02 de abril de 1913.

O fundador da Faculdade de Medicina da USP, o doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, teve o seu nome dado ao edifício que hoje alberga a faculdade e que é conhecido pelos alunos como a casa de doutor Arnaldo.

A Faculdade de Medicina passou a fazer parte da Universidade de São Paulo no dia 25 de janeiro de 1934, quando ganhou a denominação mantida até os dias de hoje. Dez anos depois foi inaugurado o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que substituiu a Santa Casa de Misericórdia usada até então em aulas práticas e outros procedimentos.

No dia 16 de março de 1981 a "Casa de Arnaldo" foi tombada pelo CONDEPHAAT já que faz parte da história da Medicina brasileira. Com isso foi garantida a preservação do centro médico e a sua melhoria ao longo dos anos que se seguiram.

Mas e você, o que achou da História da Faculdade de Medicina da USP que nós separamos? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.