Música

História do Samba Aquarela do Brasil de Ary Barroso e Partitura – Veja

História do Samba Aquarela do Brasil de Ary Barroso e Partitura – Veja

 

O Samba “Aquarela do Brasil”

O samba Aquarela do Brasil foi uma declaração de amor feita por Ary Barroso ao nosso país. Autor da letra e da música, Ary, quase vinte anos após sua composição diz que ao compor, pensou em libertar o Brasil do cenário das tragédias da vida e do sensualismo tão comum nas canções da época.

Sua inspiração veio transbordando de amor pela enormidade, pompa e valor da nossa terra, mostrado nos vibrantes acordes cheios de emoção. Foi um transbordar da alma o nascimento do Samba tão desejado a muito, mostrando o Brasil glorioso.

Sérgio Cabral, amigo de Ary Barroso conta que Aquarela do Brasil surgiu numa noite de chuva, num dia de grande temporal em fevereiro de 1939 em que Ary não saiu de casa, e depois de uma conversa com a esposa e o cunhado, foi ao piano falando que ia compor uma música com estilo diferente e então compôs Aquarela do Brasil.

Samba Aquarela do Brasil

A obra representa a grande fase de sua carreira, que foi de 1938 a 1943, num refinamento de seu repertório, com um grande nível de qualidade não muito comum na música popular da época. Os versos enaltecia nosso povo, nossa terra, a natureza, com uma melodia forte sincopada e som brilhante num crescente.

Nos anos 30, a maioria das músicas era lançada em peças teatrais musicais. O samba Aquarela do Brasil foi lançado pela cantora Aracy Cortes na revista “Entra na faixa” no dia 10 de junho de 1939. Na época a música não fez sucesso, mostrando-se inadequada à voz da cantora.

No mês seguinte foi apresentado pelo barítono Cândido Botelho no musical “Joujoux Balangandans”, um espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, primeira dama, esposa do presidente Getúlio Vargas. Foi o primeiro passo para o sucesso.

A primeira gravação (original),foi feita em 18 de agosto de 1939 por Francisco Alves, o “Chico Viola”, com arranjo de Radamés Gnattali e sua orquestra e lançada pela Odeon Records.

A perfeita qualidade melódica da composição, a sofisticada harmonização, os arranjos da excelente orquestração de Radamés Gnattali, que criou um recurso de nos intervalos mudos preenchê-los através de marcação rítmica com naipe de sopros. Este artifício personalizou as orquestrações de sambas daí para frente.

No início da música as notas longas contrastam com as frases sincopadas, criando uma dinâmica rítmica que chama a atenção. Em seguida encontra-se um motivo de dois compassos, em que se ataca o tempo dois, e no compasso seguinte o tempo um, gerando uma pequena instabilidade rítmica.

 Partitura do Samba Aquarela do Brasil

A letra do samba Aquarela do Brasil é um poema narrativo épico que faz uma declaração de amor ao Brasil, fala das maravilhas do nosso país, enaltecendo as paisagens, tradições e povo.

As frases são significativas e representam às qualidades do nosso querido Brasil, cantam a natureza do Brasil, como: “Essas fontes murmurantes onde eu mato a minha sede”, é um dos versos bem sugestivos em que fala das águas brasileiras. “Meu Brasil brasileiro”, “esse coqueiro que dá coco” a repetição com frequência de frases tem intenção estética e significa também a intenção de não deixar dúvidas sobre a declaração de amor feita ao país. “Brasil lindo e trigueiro” o excesso explica o impulso do compositor para cantar seu país de maneira eloquente e grandiosa.

O sucesso da música não foi imediato, em 1940 não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas em um concurso de samba carnavalesco, onde o júri era presidido pelo compositor brasileiro Villa- Lobos.

O sucesso só veio anos depois com o filme Alô, Amigos (Saludos Amigos) de Walt Disney, um desenho animado de longa metragem. O filme fez um enorme sucesso. Estreou primeiro na América do Sul em 1942 e às telas Americanas em seis de fevereiro de 1943.

Foi o filme de Walt Disney Alô Amigos que tornou o samba de Ary Barroso Aquarela do Brasil um sucesso mundial.

O samba Aquarela do Brasil alcançou fama e popularidade tal que recebeu em 1957 uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra.

Aquarela do Brasil representa a imagem do nosso Brasil no exterior, é uma espécie de hino nacional.

Segundo estudos de astrólogos Ary Barroso tinha plena identificação emocional com seu país, seu povo e suas raízes, daí que veio o samba tão patriota.

Você conhece o samba “Aquarela do Brasil”??? Comente. 

Assuntos do Artigo:
  • partitura da musica aquarela
  • Quem foi o compositor de Aquarela do Brasil
  • quem compos a musica aquarela do brasil
  • Em que ano Ary Barroso compôs a letra da música Aquarela do Brasil
  • a musica aquarela do brasil e um samba
  • quem e o autor de aquarela do brasil
  • qual o autor da musica aquarela do brasil

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.