Scroll Top

Lição de casa

História dos Microorganismos: Descoberta, Doenças Causadas, Imunização

.

.

……………..Microorganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, com bactérias, vírus, protistas e alguns fungos. Para enxergá-los é necessário o auxilio de um microscópios, mas se eles assim tão pequenos como foram descobertos pelo homem?!

……………..Uma das mais importantes descobertas sobre a presença dos microorganismos foi feita por Antony Van Leeuwenhoek (1632-1723) pesquisador holandês que trabalhava inspecionando fibras e tecidos. Como estava habituado às lentes de aumento ele passou a observar uma série materiais com um microscópio rudimentar e apelidou os microorganismos encontrados de animáculos.

……………..Nessa época muitos estudiosos defendiam a Teoria da Abiogênese, o que gerou uma enorme discussão sobre a origem desses microorganismos. As descobertas de Leeuwenhoek deram espaço para que outros cientistas passassem a defender a Teoria da Biogênese na qual os organismos microscópios seriam responsáveis pelo surgimento da vida.

.

Louis Pasteur (1822-1895) em seu laboratório

.

……………..Com a refutação da Abiogênese pelo químico francês Louis Pasteur (1822-1895) foi criado também o método de esterilização usado até hoje que ganhou o nome de Pasteurização (em homenagem a Pasteur). O estudioso Girolando Fracastolo (1483-1553) propôs que as doenças poderiam ser causadas por esses organismos “invisíveis”.

……………..Na época todos acreditavam que as enfermidades eram causadas pelo ar ou pelo fato de uma pessoa ter “sangue ruim”. A sugestão de Fracastolo levou Pasteur a comprovar que um protozoário causava a doença no bicho da seda e Robert Koch (1843-1910 a provar que o carbúnculo que dizimava as ovelhas era causado por uma bactéria.

……………..A Comunidade Científica começou a aceitar a teoria e Koch resolveu criar um postulado afirmando que cada microorganismo era responsável por uma doença. O Postulado de Koch dizia entre outras coisas:

.

Postulado de Koch

.

1 – Um microorganismo específico pode estar associado a uma doença específica;

2 – O microorganismo pode ser isolado e cultivado e cultura pura, com condições laboratoriais;

3 – A cultura pura do microorganismo produzirá a doença quando inoculada em animal suscetível;

4 – É possível recuperar o microorganismo inoculado do animal infectado experimentalmente;

.

……………..Em posse de todas essas informações não demorou muito para que fossem desenvolvidos os primeiros métodos de Imunização com a utilização do microorganismo causador da doença. Ele era colocado num organismo saudável  suscetível depois de ter perdido a virulência (capacidade de produzir a doença), o que o tornava imunizado.

……………..Mas e você, o que sabe sobre microorganismos??? O que você achou do texto??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • historia dos microorganismos
  • microorganismos
  • a descoberta do microbios
  • como é possível observar os microrganismos

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à História dos Microorganismos: Descoberta, Doenças Causadas, Imunização!


2 Comentários

  1. Tamy disse:

    Texto muito legal!

  2. Faltou explicar como o microrganismo PERDE SUA VIRULÊNCIA.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: