Educação Musical

História da música Ocidental – Evolução Musical e Pensamentos da Época

.História da música Ocidental

melozzo-da-forli-história-da-música-ocidental-

Na História da Música Ocidental, os registros da sua evolução musical datam da pré história. Em 30.000 a.c. e 40.000 a.c. a música era voltada mais a bruxarias e magia do que religiosa.

Antiguidade

Em 6.000 a.c., na antiguidade, a música ocidental era voltada a religião politeísta, com vários Deuses.

Idade Média

Já na Idade Média, século V d.c. até o século XIV d.c. (1450), prevalecia o cristianismo, o teocentrismo. O canto era um meio de comunicação com Deus.

Renascimento

O Renascimento, entre o século XIV e XV (1450 – 1600), foi um período voltado ao saber e a cultura. O homem, o humanismo, antropocentrismo, individualismo, a competitividade prevalecia. Época em que iniciou o mecenato, o patrocínio e as assinaturas em obras.

Barroco

Barroco (1600 – 1750), período caracterizado pelo excessivo uso de ornamentos, detalhes, contrastes entre grave e agudo, coros e solistas, música vocal e instrumental. Na música ocidental do período Barroco se deu a fixação do sistema tonal. O homem barroco é cheio de conflitos – Homem/Deus. No final do barroco aconteceu um movimento chamado Iluminismo, onde buscava-se a razão, a ciência e o equilibrio. Johann Sebastian Bach foi um grande compositor do período Barroco, embora pouco conhecido na época.

Classicismo

Classicismo (final do século XVIII e começo do século XIX (1750 – 1810)  inicio do período clássico foi chamado de estilo galante, pré-clássico ou rococó. Um estilo amável, cortês, com intenção de agradar o ouvinte, com obras de Carl Philip Emanuel e Johann Christian, filhos de Bach. A música instrumental começa a se desenvolver neste período.

Posteriormente com o amadurecimento do período clássico, as composições enfatizavam as características da arquitetura clássica, num estilo gracioso e simples, com beleza de formas, mais homofônico e leve, com importância no equilibrio, proporção e domínio do conhecimento.

O método de composição da música ocidental do período clássico é a harmonia, a tonalidade se define pelas funções de tônica, subdominante e dominante, com uso total do sistema tonal. A forma sonata é estabelecida. Haydn criou a estrutura de 4 movimentos para a música instrumental. O classicismo foi um período curto, mais instrumental, com música de Haydn, Mozart e obras iniciais de beethoven.

evolução-da-música-ocidental

Romantismo

Romantismo, século XIX, (1810 – 1910), período em que os compositores buscavam a expressão mais intensa da emoção, de seus pensamentos e sentimentos mais profundos, marcado pelo desequilíbrio, fascínio pelo luar, noite, amor, natureza, alegrias. tristeza e lendas.

O artista no romantismo vira um grande ídolo. Schumann, Schubert, Brahms, Wagner, Chopin, Liszt foram grandes compositores do Romantismo. O piano é o grande instrumento do período romântico.

Música Moderna

.Música Moderna, a partir de 1910 , período de tentativas e experiência musicais, levando a novas técnicas, tendências e novos sons, música para tirar de um espaço confortável, para questionar. Dentre as técnicas e tendências mais importantes do século XX temos o: Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Influências jazzisticas, Politonalidade, Atonalidade, Expressionismo, Pontilhismo, Serialismo, Neoclassicismo, Microtonalidade, Música concreta, Música eletrônica, Eletroacústica, Serialismo total, Música aleatória, Música Concreta e Minimalista.

As composições da música ocidental do século XX e modernas são baseadas em melodias com intervalos cromáticos e dissonantes; ritmos com ostinato, polirritmia, métrica inusitadas, contraponto rítmico; harmonia com clusters, dissonâncias radicais e quase nada consonante. Os timbres são exóticos, com fortes contrastes, usando surdina, novos sons e materiais, sons explosivos, eletrônicos, fitas magnética, sons diferentes com instrumentos conhecidos.

Debussy, Sibelius, Schoenberg, Bartók, Stravinsky, John Cage, Luciano Bério, Flô Menezes, Stockhausen, Olivier Messian, Maurice Ravel, Webern, foram alguns dos compositores da Música Moderna.

Deixe aqui seu comentário sobre a história da música ocidental.

Assuntos do Artigo:
  • musica ocidental
  • principais caracteristicas da musica na pre-historia ocidental

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.