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Comportamento

Horário de Verão – Dicas de Como se Adaptar

Horário de Verão – Dicas de Como se Adaptar

horário-de-verão-dicas-de-adaptaçãoCom a chegada do horário de verão, muitas pessoas sentem muito na hora da adaptação. Apesar de ser uma mudança de horário pequena, nosso organismo sente com a mudança alterando seu funcionamento em alguns casos.

Neste domingo, dia 20 de outubro nosso relógio deverá ser adiantado 1 hora e esta pequena mudança pode mudar nosso hábitos, desregular o sono e nosso repouso. Entrar no ritmo do horário de verão pode ser penoso para algumas pessoas e requer alguns cuidados para amenizar as consequências da mudança para nosso organismo.

Serão dez estados brasileiros participando da nova rotina, entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e o Distrito Federal que entrarão no ritmo do horário de verão a partir do dia 20 de outubro, e que deverão ser adiantados os relógios em uma hora. Os relógios devem ser adiantados em uma hora à meia noite da noite do sábado e o horário de verão vai durar até o dia 16 de fevereiro de 2014.

O principal desconforto encontrado em relação ao horário de verão é com o sono. Nosso cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que segue funcionando em um ciclo de 24 horas. Parece uma simples mudança de apenas uma hora, mas que desregula o funcionamento normal do ciclo e perturba o sono e nosso descanso habitual.

É comum demorarmos em média de três e quatro dias para se acostumar com a nova rotina e os principais sintomas nesse período  são a sonolência, irritabilidade, cansaço e falta de atenção. Segundo as recomendações de especialistas, a melhor maneira de lidar e enfrentar estas diferenças de hábitos são:

  • Dormir mais cedo gradualmente antes da mudança do horário de verão, iniciando com 15 minutos  5 dias antes, 30 minutos 4 dias antes, até chegar a uma hora no dia da antecipação do horário;
  • Praticar atividades físicas com moderação até duas horas antes de dormir;
  • Evitar o consumo de bebidas estimulantes como o café, o chá preto, refrigerante, chocolate e produtos com cafeína;
  • Uma alimentação leve  e beber leite morno melhora o sono;
  • Evite televisão e computador antes de dormir;
  • Evite levar problemas para a cama;
  • Tome um banho refrescante antes de dormir.

 As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.

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