Horta e Jardinagem

Horta em Apartamento – Dicas de Como Fazer e Cuidar

Tudo sobre como fazer Horta em Apartamento, confira Dicas de Como Fazer e Cuidar de horta caseira e fazer substrato caseiro com folhas secas.

Horta em apartamento

É possível manter uma horta em apartamento? A idéia assusta muita gente, mas com um pouco de dedicação e trabalho você poderá colher no seu apartamento hortaliças fresquinha, orgânicas e cultivar você mesma parte de sua alimentação.

Imagine pegar salsinha, hortelã, manjericão, pimenta e até um pé de alface, escarola ou folhas de couve da sua horta em apartamento. Parece um sonho, mas é verdade, preste atenção nas dicas de como manter uma horta em apartamento, que tipo de hortaliça plantar e dicas de cultivo passo a passo.

horta-em-apartamento-

Como fazer Horta em apartamento

Escolha um local iluminado, as plantas precisam de no mínimo quatro horas de sol ao dia. Separe vasos, floreiras e caixas para plantar mudas prontas e copinhos de plástico de café e de 200 ml para fazer mudas.

Compre terra preparada ou faça em casa um substrato (veja o passo a passo abaixo), compre mudas e sementes, placas com os nomes das plantinhas, cercadinho, ou seja, tudo o que for preciso para deixar sua horta bonita e decorativa. Confira abaixo o passo a passo.

Como preparar o substrato caseiro

Separe folhas secas e terra, na proporção de 1/3 de terra e 2/3 de folhas secas, misture bem e molhe-as. Coloque a mistura num balde e revire uma vez por semana para arejar. Em 60 dias terá um substrato caseiro semi curtido. Aos 90 dias ele estará bem curtido.

Para preparar a terra misture 1/3 de terra com 2/3 de substrato caseiro de mais de 90 dias peneirado ou 1/3 de terra, 1/3 de substrato semicurtido e 1/3 de substrato mais curtido, todos peneirados. Coloque a terra em jardineiras, vasos e plante muda de hortelã, manjericão, alface, couve, orégano, ou qualquer outra muda de hortaliça que encontrar.

horta-em-apartamento-dicas-de-como-fazer-substratoSe optar por fazer mudas, compre sementes e plantem-as em copinhos de plástico furados no fundo para escoar a água da rega. Veja na embalagem das sementes quais plantas precisam de mais espaço e quais precisam de menos espaço. Assim que a muda crescer e ficar com quatro a cinco folhas, replante-as num vaso maior ou jardineira.

Quando replantar

Se perceber que as raízes das plantas estão saindo por baixo é hora de replantar para um vaso maior.

Algumas plantas têm porte grande como o tomate, é preciso colocar estaca para manter a planta em pé e agüentar o peso dos frutos. O mesmo acontece com a berinjela, que precisa de um espaço maior para produzir. Já um pé de alface, basta um vaso com + ou – 25 cm de diâmetro.

Rega

A rega deve ser uma ou duas vezes ao dia, em dias quentes regue duas vezes, pela manhã e à tarde.

Escreva seu comentário sobre como fazer horta em apartamento.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer horta em apartamento

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.