Scroll Top

Horta e Jardinagem

Hortaliça Ora-pro-nóbis: Benefícios, Como Plantar, Receita com Folhas

Hortaliça Ora-pro-nóbis: Benefícios, Como Plantar, Receita com Folhas

hortaliça Ora-pro-nóbis-como-plantarHortaliça Ora-pro-nóbis é uma planta ornamental pouco conhecida e explorada, mas de grande valor nutricional, por ser rica em proteínas.

Muito usada na culinária mineira, a hortaliça ora-pro-nóbis foi batizada com este nome em latim, que em português quer dizer Rogai-por-nós, porque era colhida no quintal de uma igreja e servida no almoço na reza final da missa da manhã.

A hortaliça Ora-pro-nóbis é usada como cerca viva, que pode ser plantada em quintal e jardins e serve também como alimento. A parte consumida como alimento da hortaliça Ora-pro-nóbis, são as folhas. De fácil cultivo, aceita vários tipos de solo e clima de sol ou meia–sombra.

Como plantar

 

Para plantar escolha o começo do período das chuvas. A hortaliça Ora-pro-nóbis é resistente à seca, mas deve ser regada  na fase do cultivo, estimulando o crescimento dos ramos da planta. Após três meses ao plantio, as folhas já podem ser colhidas, que estarão com 7 a 10 cm de comprimento.

hortaliça-Ora-pro-nóbis-como-plantarA multiplicação da hortaliça é feita por meio de estaca. Escolha as partes mais tenras e as mais lenhosas da haste, corte a estaca com 20 cm de comprimento e enterre 1/3 da estaca em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido. Após o enraizamento da estaca, transplante as mudas para o local permanente.

As podas dos ramos da hortaliça Ora-pro-nóbis deve ser feita a cada 75 a 90 dias nos períodos da estação chuvosa e a cada 90 a 100 dias na estação seca, devendo irrigar a planta.

Também conhecida como lobrobó ou orabrobó em Minas Gerais, a hortaliça Ora-pro-nóbis, originária do continente americano, é cultivada e usada na culinária  da região mineira.

Além de ser usada como cerca viva e alimento com valor nutricional a hortaliça Ora-pro-nóbis, é decorativa e  de janeiro a abril floresce com abundância dando lindas
flores brancas com miolo alaranjado, perfumadas e pequenas. Nos meses de junho a julho, hortaliça Ora-pro-nóbis produz frutos em baga amarelas e redonda. A hortaliça Ora-pro-nóbis é indicada para produtores iniciantes na agricultura.

Responsável pelo sabor delicioso de muitos pratos culinários mineiros, as folhas da hortaliça Ora-pro-nóbis secas e moídas são ingredientes de sopas, omeletes, tortas e refogados. As folhas cruas são servidas em forma de saladas. São usadas também como mistura para enriquecer farinha, massas e pães. Receitas tradicional mineira como galinha caipira com ora-pro-nóbis é servida na culinária em Minas Gerais.

A hortaliça Ora-pro-nóbis é indicada para tratamentos em processos inflamatórios e na recuperação da pele em casos de queimadura.

Veja receita de hamburguer mineiro Jimmy usando a hortaliça Ora-pro-nóbis

Gostou das dicas sobre a hortaliça Ora-pro-nóbis? Comente aqui no blog Essas e Outras. Estamos atualizando diariamente nosso site com informações variadas, confira visitando-nos.

Fonte – Globo Rural.

Assuntos do Artigo:
  • ora pro nobis benefícios
  • benefícios do ora pro nobis para o cabelo
  • como plantar ora pro nobis em vaso
  • orapronobis benefícios
  • orapronobis em vasos
  • Oroponobre Quais OS Benefícios
  • oropronobis benefícios

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Hortaliça Ora-pro-nóbis: Benefícios, Como Plantar, Receita com Folhas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: