Scroll Top

Saúde

HPV – Vacine-se contra Ele, Todas as Mulheres Devem se Proteger

 

 

              Doença transmitida principalmente por contato sexual, a infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo do útero. As mulheres já podem se prevenir contra essa doença, mesmo sem ter vida sexual ativa. Você e suas filhas devem procurar essa proteção o quanto antes.

             O que é o HPV(Papiloma Vírus Humano), trata-se de um vírus que acomete as mucosas e a pele, e quando a infecção se torna persistente, passa a alterar essa região, gerando alterações relevante. Existem mais de 140 tipos de HPV, e 16 deles podem causar câncer. Os outros causam as verrugas genitais. O HPV é responsável por aproxidamente 99% dos casos de câncer do colo do útero, e está ligado também ao câncer de ânus, vulva, vagina, pênis, garganta e boca. Cerca de 2% das mulheres que se contaminaram pelo HPV, se não forem tratadas, desenvolveram câncer de útero. As demais vão eliminar o vírus por ação do próprio organismo.

               A contaminação pelo HPV se da principalmente por contato sexual, mas também existe uma pequena possibilidade da contaminação se dar por meio de objetos contaminados. Apesar de 25% das mulheres sexualmente ativas estarem contaminadas, nem todas elas terão as complicações, pois a maioria delas eliminarão o virus pelo próprio organismo.

              Os exames preventivos (Papanicolaou e Colposcopia) feitos por um ginecologista periódicamente é a melhor maneira de prevenção. O uso de preservativos não garante uma proteção completa contra o HPV, mas é muito importante para prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis, além de ser um método que previne a gravidez indesejada.

               A vacina contra o HPV é um grande marco na prevenção de doenças e representa um passo importante e fundamental na prevenção do câncer do colo de útero, mas não pode ser esquecida as consultas anuais ao ginecologista, que são muito importante para garantia da saúde. Foi desenvolvida duas vacinas contra a infecção pelo HPV.

 

 

              1 – O laboratório Merck Sharp & Dohme desenvolveu uma vacina tetravalente, ou seja, contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16, 18), responsáveis por 90% das verrugas genitais em homens e mulheres (HPV 6 e 11) e 70% dos casos de câncer de colo uterino na mulher HPV 16 e 18). Nos estudos, para a infecção contra o HPV (6, 11, 16, 18) mostrou eficácia de 90%, para verrugas genitais e neoplasia intraepitelial cervical (NIC), mostrou eficácia de 100%. Essa vacina foi aprovada pela ANVISA para uso em mulheres de9 a 26 anos. Em outras faixas etárias e em homens, ainda estão sendo feito estudos.

               2 – O laboratório GlaxoSmithKline desenvolveu uma vacina contra HPV oncogênico, ou seja, com foco na prevenção de eventos que podem evoluir para o câncer cervical. Ela mostrou eficácia de 100% para neoplasia intra-epitelial cervical (NIC), para os tiposcontidos na vacina (HPV-16 e HPV-18), assim como proteção em níveis significativos para infecções incidentes e persistentes causadas por HPV-31 e HPV-45. Esses 4 tipos oncogênicos são responsáveis por aproximadamente 80% dos casos de câncer de colo uterino na mulher.

                Essa vacina foi aprovada pela ANVISA para uso em mulheres de 10 a 25 anos de idade. Estudos com outras faixas etárias e em homens estão sendo desenvolvidos. As duas vacinas utilizam partículas semelhantes ao vírus, chamadas VLP (vírus-like particles), portanto não causam doença e não são . As reações adversas foram poucas e  semelhantes as outras vacinas em uso. Até o momento não há indícios de ser necessário de doses de reforço.

                As vacinas são administradas via intramuscular, em 3 doses, sendo a primeira dose da data escolhida e as demais doses com intervalos de 1 ou 2 meses (dependendo da vacina escolhida) e 6 meses a partir da primeira dose.

                Consulte seu médico sobre a vacina contra o HPV.  

                Vacine-se no Delboni Auriemo.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à HPV – Vacine-se contra Ele, Todas as Mulheres Devem se Proteger!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: