Saúde e Bem Estar

Icterícia Em Bebês – Como Reconhecer, Causas, Tratamento, Perigos

Icterícia é quando a pele e a mucosa ganha uma coloração amarelada devido o excesso de bilirrubina no sangue causada pela deficiência do fígado em metabolizá-la. Um problema que pode afetar crianças e adultos, sendo muito comum em recém-nascidos.

Causas da icterícia

A causa da icterícia é variada, podendo acontecer pela incompatibilidade sanguínea entre mamãe e bebê, devido a amamentação, ter causa fisiológica, por doenças congênitas, infecção urinária, hipotireoidismo, hipotermia pós-parto, mãe diabética, baixo peso, fígado imaturo, causas medicamentosas em adultos, hepatite, uso excessivo de álcool entre outras causas.

Em recém-nascidos a icterícia começa na maioria dos casos no 2º e 3º dia de vida, podendo durar por aproximadamente 10 dias. Nos bebês prematuros o restabelecimento pode ser mais longo.

cuidados-e-tratamento-correto-da-icterícia-ou-tiriça--

Como reconhecer a icterícia

O sinal visível da icterícia é a cor amarelada que permanece na pele pressionada. A coloração começa normalmente da cabeça e se não tratada e em casos mais graves vai chegando gradativamente aos pés, o que é representada por graus, que vão do 1 quando atinge somente a cabecinha do bebê ao 5, quando todo o corpo está com a coloração amarelada.

Da mesma forma que progride a icterícia, ela regride dos pés em direção a cabeça nos bebês.

O diagnóstico pode ser dado através do exame físico feito por um médico, também por meio da bilirrubinômetro transcutâneo sem necessidade de exame de sangue ou pelo exame de sangue em casos mais graves para indicar o nível da bilirrubina.

Em casos leves da icterícia em recém-nascido é indicado o banho de sol duas vezes ao dia, pela manhã das 9 às 10 horas ou à tarde, por volta das 16 horas. Em casos mais graves, com nível de bilirrubina maior que 16 é indicado a fototerapia ou banho de luz, o que altera a estrutura da bilirrubina diluindo e a eliminando naturalmente pelas fezes ou ainda a transfusão de sangue.

Complicações da icterícia

Não tratar a icterícia pode ser fatal ou causar graves problemas, podendo afetar o sistema nervoso central, levando a surdez, a cegueira, a deficiência mental, levar a anemia falciforme, ou ainda, segundo estudos, aumentar a chance de uma criança se tornar altista.

É MUITO importante que se faça uma consulta com um médico pediatra nos primeiros dias de vida do bebê para verificar a gravidade do caso. Banhos de sol duas vezes ao dia e o popular banho de picão para melhorar o amarelão em bebês pode ajudar em casos leves, o que NÂO dispensa uma análise médica para indicar ou não um tratamento de fototerapia ou como proceder corretamente evitando complicações mais sérias.

Comente sua experiência sobre a icterícia neonatal ou adulta.

Assuntos do Artigo:
  • o que é a icterícia tratamento e diagnosticos e como lidar com elas em bebed

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.