Educação

“Ilha das flores” Resumo crítico do Documentário: Vídeo e Contexto

Documentário "Ilha das flores"

“Ilha das Flores” é um curta metragem que aborda de forma bastante original dois temas que sempre fizeram parte da história mundial, especialmente no Brasil: a miséria e a desigualdade social. Com um diálogo sóbrio e descontraído, ele trata do assunto e promove a reflexão.

Embora não seja segredo para ninguém que boa parte da população brasileira vive em completa miséria, muitas vezes não nos damos conta do tamanho do problema por não termos contato direto com ele. Todo esse problema é sempre tratado com muita impessoalidade, o que não permite que tenhamos sua real dimensão.ilha-das-flores-ciA forma como o tema é abordado no curta nos aproxima da desigualdade e permite que nos coloquemos no lugar das mães que têm que dar aos seus filhos restos de comida para não deixar que eles morram de fome. 

Outro detalhe chocante que merece a nossa atenção é o fato de os seres humanos terem que sobreviver com o que “não serve” para os porcos. É difícil acreditar que alguém considere isso normal, mas ao mesmo tempo todos nós sentimos que temos a nossa parcela de culpa por fazer parte dessa sociedade e compartilhar de seus princípios.

Vídeo de "Ilha das Flores"

A valorização do capital criou barreiras tão grandes que permitem que objetos sejam mais valorizados do que seres vivos e que o luxo de uma minoria imponha a miséria a tantos outros. Essa discrepância que recebe o nome de desigualdade social também pode ser observada entre países ricos, que investem em alta tecnologia e luxo,  e países pobres, que sofrem de males como desnutrição e doenças tidas como simples no resto do mundo.

No curta essa realidade é revelada aos poucos, o que permite que quem o assiste perceba o quanto o seu conhecimento do ser humano e do mundo em que vive são limitados. Nem todos têm a sorte de levar uma vida confortável e sem privações e é esse choque de realidade necessário que o documentário promove em jovens e adultos acostumados com um mundo em que a palavra de ordem é ‘consumir’.

Mas e você, o que achou do texto? E do curta metragem "Ilha das Flores"? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • ilha das flores resumo
  • resenha ilha das flores
  • resumo ilha das flores
  • resumo do video ilha das flores
  • resumo do filme ilha das flores
  • resenha critica ilha das flores
  • documentario ilha das flores

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.