Lição de casa

Ilhas Malvinas: Conflito entre Argentina e Inglaterra, Motivo da Guerra

.

.

……………….As Ilhas Malvinas ou Falkland, como são conhecidas pelos ingleses, são verdadeiros paraísos naturais localizados a 500 km do litoral argentino mas não pense você por isso que elas pertencem a Argentina. Desde 1883, quando foram ocupadas pela Grã-Bretanha, elas pertencem a Inglaterra, o que até hoje não é bem aceito pelos “hermanos” sul americanos.

 ……………….O arquipélago foi motivo de tensão entre os dois países fazendo com que entrassem em guerra em 1982. O conflito durou dois meses e a Argentina saiu derrotada, o que fez com que os britânicos se mantivessem como donos do território com cerca de 3.000 habitantes.

.

.

……………….Durante o conflito o general Leopoldo Galtieri que estava no comando da Argentina durante a ditadura tomou as Malvinas pela força militar. Os 149 anos de controle da Grã-Bretanha sobre as ilhas foram interrompidos, mas não por muito tempo já que a rainha Elizabeth II tinha melhor frota e armamento.

……………….Cerca de 20 dias depois do primeiro ataque a Inglaterra já estava de novo no poder do arquipélago e mesmo com a permanência dos ataques entre os dois países separamos por milhares de kilômetros, a terra da rainha teve a vantagem que deixou nos argentinos o sonho de uma oportunidade de revanche.

.

.

……………….Mais de 30 anos depois do confronto a presidente Cristina Kirchner resolveu tocar novamente no assunto, o que incomodou os ingleses. Além da posição da presidente uma propaganda argentina relacionada aos Jogos Olímpicos de Londres 2012 pode reacender o clima de tensão entre os dois países.

……………….Na propaganda que foi gravada secretamente nas próprias Ilhas Malvinas, um atleta argentino treina para as Olimpíadas e uma frase no final soa provocativa. “Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino” diz o anúncio que não foi muito bem recebido pelos ingleses.

……………….Mas e você, o que acha do conflito? Quem está com a razão? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.