Scroll Top

Política

Impeachment de Fernando Lugo 22/06/12: Entenda Crise Política Paraguai

Com o atual cenário mundial existem tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que muitas vezes fica difícil entender as crises e mudanças que ocorrem a nossa volta. Um bom exemplo de questão política importante que vai passar batido por muitos brasileiros é a crise que pode levar ao Impeachment do Presidente paraguaio Fernando Lugo. Quem está se preparando para prestar vestibular ou gosta de estar por dentro de tudo precisa entender a crise e por isso nós preparamos este post.

Para começar precisamos conhecer um pouco melhor Fernando Lugo. Conhecido como o “bispo dos pobres”, ele sempre atuou em movimentos sociais e já esteve envolvido em algumas polêmicas como quando assumiu a paternidade de crianças geradas na época em que ainda era bispo da Igreja Católica. Quando foi eleito presidente do Paraguai, em 2008, deu um fim a hegemonia do Partido Colorado no poder.

No início ele contava com uma ampla aliança mas a situação começou a mudar e ele acabou com pouco apoio na Câmara dos Deputados e no Senado. A situação tem se agravado com a crise política que tomou conta do país.

Crise política:

A intensificação da disputa por terras tem sido a grande responsável pela crise política. Líderes de movimentos dos sem-terras reclamam a revisão dos títulos de propriedades que segundo eles foram distribuídos ilegalmente na época do regime militar de Alfredo Stroessner. No confronto mais grave 11 camponeses e 7 policiais acabaram mortos e arlamentares da oposição acusam Lugo de ser responsável pelas mortes.

Segundo eles o Exército do Povo Paraguaio estaria envolvido na reação que contaria com apoio velado do presidente uruguaio. O PLRA, partido de seu vice-presidente Federico Franco, tem sido decisivo em todo o processo.

Embora não existam comprovações, Fernando Lugo também vem sendo acusado de mau desempenho diante da crise, o que segundo a Constituição do país é passível de impeachment. Lugo se defende e garante que o ato é inconstitucional.

O mundo se mostra dividido diante do impasse. A União de Nações Sul-Americanas enviou uma comissão de chanceleres ao Paraguai, mas o secretário-geral da OEA apóia a destituição do mandatário se essa se mostrar necessária. Mas e você, o que achou da decisão? Fernando Lugo merecia ser retirado da presidência do Paraguai? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Impeachment de Fernando Lugo 22/06/12: Entenda Crise Política Paraguai!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: