Scroll Top

Lição de casa

Império Persa – História, Cultura, Religião, Tudo sobre a Civilização

Tudo sobre o Império Persa – história do Império Persa, cultura, religião e civilização.  

A origem do povo persa data de aproximadamente 2000 a.C., quando povos indo-europeus se estabeleceram na região conhecida como planalto iraniano. Este povo se tinha duas grandes tribos chamadas medos e persas.

As duas tribos (medos e persas) formavam dois reinos independentes. A tribo persa dominada pela família dos Arquimênidas acabou sendo dominada pela segunda, na época liderada pelo rei Caiaxares. Caiaxares formou um poderoso exército e derrotou também povos como os citas e os assírios.

 O sucessor do soberano não conseguiu manter sua boa liderança, o que levou Ciro, da família dos Arquimênidas, a tomar o poder no ano de 559 a.C. Ciro foi ficou conhecido como o inaugurador do Império Persa.

A população persa começou a aumentar o que tornou necessária uma expansão territorial. O Império passou então a dominar regiões como a Lídia e a Babilônia, exercendo forte influência também sobre algumas colônias gregas.

Ao invadir a Babilônia, Ciro deu um fim ao cativeiro hebreu, permitindo que o povo voltasse a Jerusalém e o ajudando a reconstruir seu importante templo que havia sido destruído.

O soberano Ciro era bastante tolerante com os povos que estavam sob seu domínio. Permitia que mantivessem suas crenças e concedia o direito de governar pequenas regiões as altas classes. Ainda assim exigia homens para o seu exército, alimentos e riquezas como metais preciosos.

 Ciro, o soberano do povo Persa

 Com a morte de Ciro em 529 a.C. seu filho Cambises assumiu o poder, iniciando uma forte campanha contra Egito, vencendo-o na batalha de Pelusa.

 Nessa época o Império Persa já possuía um extenso território, mas uma luta interna pelo poder levou a morte de Cambises assumindo assim Dario, seu parente distante.   

 Dario, o Grande manteve a expansão geográfica, mas dividiu o Império em províncias que receberam o nome de satrapias. As satrapias eram governadas pelos sátrapas que tinham poder absoluto sobre a região, mas prestavam contas ao rei. Introduziu ainda a moeda que facilitou a expansão comercial e criou um sistema de estradas que ligavam as satrapias.

Placa de Dario I

O povo acreditava que o rei havia recebido o direito de governar dos deuses, o que o tornava mais submisso e permitia a centralização do poder.

O forte contato dos persas com outras civilizações fez com que sua cultura fosse muito influenciada e tivesse traços mesopotâmicos, assírios, egípcios e babilônicos. O que havia de mais original era a religião, inicialmente fundamentada nos astros e na natureza. Após uma reorganização a religião se tornou dualista surgindo assim Ormuz, deus do Bem e Arimã, deus do Mal, que viviam em uma luta no que ficou conhecido como madeísmo.     

O sustento do Império era mantido pelos camponeses, homens livres que pagavam impostos e pelos escravos, já na época uma minoria.

 A prosperidade persa e a conquista de territórios importantes para outros povos iniciou um clima de tensão com os gregos que acabou levando a uma longa guerra. Após inúmeras batalhas e com a morte de Dario, os persas acabaram derrotados, o que enfraqueceu e muito o Império gerando uma série de revoltas e lutas internas.

Mesmo com a conquista da Ásia Menor, os persas não conseguiram se reerguer e seu território acabou sendo tomado e anexado ao Império Greco-Macedônico, na época liderado por Alexandre Magno.

Fonte – DIVALTE,História – Série Novo Ensino Médio, Editora Ática.

Gostou do texto sobre o Império Persa? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • cultura persa
  • tudo sobre os persas
  • tudo sobre o imperio persa
  • CULTURA DOS PERSAS
  • Povo persa
  • persas cultura
  • cultura do império persa

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 2,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Império Persa – História, Cultura, Religião, Tudo sobre a Civilização!


13 Comentários

  1. ALINE KARINE disse:

    ADOREI ME AJUDOU MUITO NA PESQUISA QUE EU ESTAVA FAZENDO OBRIGADO.

  2. aline disse:

    NOSSA E SUPER BOM ME AJUDOU A FAZER UM TRABALHO DE HISTORIA OBRIGADO MUITO BOM… 🙂

  3. adriele disse:

    nossa foi muito bom fazer esse trabalho foi maravilhoso eu comecei tirar notas otimas obg por tudoooooo bjs.adriele

  4. thais disse:

    eu estou fazendo um trabalho d história e estou pesquisando em vários sites,até agora esse é o melhor,tem alguns que só tem uma ou duas linhas ,mas esse não,esse é o melhor dos melhores!!!!!
    vou tirar 10 neste trabalho

  5. tamires nobre de sousa disse:

    quero ajuda e organizacao  politica e administrativo no imperio persa

  6. tamires nobre de sousa disse:

    EU QUERO SABE A CULTURA DO IMPERIO PERSA

  7. Ana Beatriz disse:

    Nossa muito obg estou fazendo um trabalho de hist sobre os persas e estava procurando a cultura mas nesse site achei tudo sobre eles valeu !!!! 🙂

  8. Carla disse:

    Boas informações! Mas são inúteis por não conter referências!

  9. Paula Beatriz disse:

    Bom esse site

  10. Marcella Ketelen disse:

    Eu amei me ajudou a fazer meu trabalho de história e tirei otimas nota

  11. Cleiton disse:

    MUITO BOM TEREI NOTA BOAS OBRIGADA

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: