História e costumes da Índia – Fotos da Índia, castas e cultura.

costumes da índia casta história  Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País
Não há dúvidas que a Índia é um dos países mais interessantes e curiosos do mundo. Sua cultura chama a atenção de todos e pode ser considerada única.

 Só no território indiano existem pelo menos 18 línguas oficiais, isso sem falar nos milhares de dialetos e variações. O povo é muito apegado à tradição e a mantém viva há milênios.

indiana Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

Economicamente e socialmente a Índia é um país bastante desigual. Enquanto cidades como Nova Dheli impressionam pelo desenvolvimento e são consideradas de 1º mundo, ainda existem vilarejos onde nunca houve energia elétrica e o povo morre de fome.

A expectativa de vida também pode variar até 15 anos de um estado para o outro e o sistema de castas faz com que a população seja dividida e ganhe “rótulos” logo ao nascerem. Mas esse assunto é muito relevante para ser apenas citado, portanto, confira a síntese que preparamos:

Castas

castas indianas Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

 Existem na Índia 4 classes de hierarquia social ligadas ao nascimento ditadas pelo hinduísmo, sendo elas:

  • Brâmanes: Sacerdotes
  • Xátrias: Reis e guerreiros
  • Vaixás: Mercadores e produtores
  • Sudras: Servos

dalits da india Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

 Havia ainda um grupo de pessoas excluído dessa hierarquia, os Dálits ou Intocáveis. Eles eram considerados tão impuros que tocá-los ou sequer pisar em sua sombra era uma desgraça.  Por isso eram reservadas aos Dálits as piores tarefas como limpar excrementos, sem falar no fato de serem proibidos de entrarem em templos ou coletarem água num mesmo poço que pessoas de outras castas. Não são atendidos por médicos e recebem comida no chão.

Cultura

indiana cultura Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

Os indianos têm uma série de crendices e tradições que a primeira vista parecem muito estranhas, especialmente para os ocidentais.

Um bom exemplo são as vacas. Fonte de alimento em muitos países ela é venerada na Índia. Já o couro, muito usado comercialmente em todo o mundo é desprezado e considerado impuro pelos hindus.

O modo como tratam as mulheres também é bastante diferente. Ao se tornarem viúvas, as elas devem raspar a cabeça e se vestir sempre de branco, como manda o hinduísmo. Ter uma filha na Índia é considerado um fardo pois ao se casarem elas deixam a casa e ficam atreladas a um novo clã. É necessário ainda desembolsar um bom dinheiro para o dote, uma série de presentes dados à família do noivo.

maos tatuadas india Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

O favoritismo masculino é tão grande que a sociedade indiana é considerada por muitos extremamente machista. As mulheres têm a função de executar as tarefas domésticas sendo que a minoria sabe ler. Até dentro de casa elas têm que ser submissas, que em algumas regiões a esposa só começa a comer quando seu marido já terminou.

 A concepção do sexo na Índia também já sofreu fortes mudanças. Antigamente ele era tão liberal que muitos o indicavam para a salvação da alma. Foi nesse período que foi criado o Kama Sutra. Hoje, mesmo casais casados não demonstram qualquer tipo de afeto em público para evitar recriminações.

india 2 Índia: História, Castas, Cultura, Fotos, Costumes   Tudo sobre o País

A Índia é realmente um país bastante diferente. Seu trânsito é considerado caótico e a religião gera inúmeros conflitos. O importante é saber reconhecer as diferenças principalmente culturais e respeitar os ritos e costumes desse povo.

Gostou do post? O que você acha da Índia? Comente aqui no blog Essas e Outras.