Educação

Indústria do Vidro no Brasil – Contexto Histórico

Indústria do Vidro no Brasil

indústria-do-vidro-no-brasilCONTEXTO HISTÓRICO

Os egípcios, fenícios, assírios, sírios, babilônios, romanos e gregos já realizavam trabalho com o vidro há milhares de anos atrás. Por isso não é possível atribuir a descoberta do vidro a apenas um povo.

Se sabe que há 2700 a.C os Mesopotâmios e os Egípcios já conheciam as rudimentares de fabricação do mesmo. Os egípcios utilizavam deste para fazer adornos, vidros, frascos para perfumes… era muito utilizado na arte.

A indústria do vidro no Brasil:

Em 1624-1635 abriu-se a primeira oficina de vidro montada por quatro artesões que acompanharam o Príncipe Maurício (invasão holandesa) em Olinda – PE. Esta oficina fabricavam copos, vidros para janelas e frascos.

Assim que os holandeses saíram a fábrica fechou fazendo o vidro voltar para a economia por volta de 1810.

Em 12 de janeiro de 1810 o português Ignácio da Siqueira Nobre recebeu uma carta que autorizava a instalação de uma fábrica de vidro no Brasil. Assim foi aberta a fábrica na Bahia (que entrou em operação em 1812) e produzia vidros lisos , brancos, de cristal, frascos, garrafas e garrafões. Por dificuldades financeiras em 1825 a fábrica fechou.

No Rio de Janeiro, em 1839 um homem de nome Folco, fundou a fábrica Nacional de Vidros São Roque  que funcionava apenas com processos manuais mas sofreu com a concorrência europeia e começou a vender seus vidros por qualquer preço.

Em 1878 foi fundada a Fabrica de Vidros e Cristais por Francisco Antônio Esberard que funcionou até 1940.Cerca de 600 pessoas  trabalhavam na fábrica (operários e artistas do vidro), estes utilizavam de pequenos e grandes fornos, máquina a vapor e também elétricas. Copos, janelas e vidros para lampiões eram fabricados ali onde também eram importadas máquinas da Europa para a fabricação de frascos e garrafas.

A primeira fabricação de vitrais no Brasil aconteceu graças ao alemão Renania Conrado Sorgenicht em 1875, que estabeleceu a oficina em São Paulo.

O desenvolvimento da indústria do vidro no Brasil teve início a partir do séc.XX onde foram introduzidos fornos que continham maior o calor e máquinas automáticas ou semi-automáticas para que fosse possível a produção em massa. Antes disso a fabricação deste era completamente artesanal onde o processo de sopro e prensagem era feitos manualmente peça por peça.

Gostou da matéria sobre a Indústria do Vidro no Brasil? Comente. Estamos atualizando diariamente nosso site com novidades e informações variadas, confira visitando-nos.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.