Culinária

Inhame na Culinária- Molhos para Salada Saudáveis, Pão

Dicas de como usar o Inhame na Culinária. Veja receitas de Molhos para Salada Saudáveis coom inhame, pão caseiro com inhame, purê e pasta.

Para quem gosta de alimentos saudáveis separamos umas dicas de molhos de salada feito com inhame. Raiz nutritiva e saudável, com poucas calorias (cada 100 gramas contêm 116 calorias). Ótimo substituto da batata em ensopados, ingredientes de pães, purês e agora de molho para salada.

O inhame é indicado para mulheres que querem engravidar, pois contêm fitoestrógeno, substâncias que atuam beneficamente na fertilidade feminina, afirma estudos e atuam contra a tensão pré-menstrual, melhoram os sintomas da menopausa. A diosgenina encontrada no inhame atua contra o colesterol alto, é antioxidante, antiinflamatório, sendo altamente benéfica a saúde. Veja mais vitaminas e benefícios do inhame à saúde.

Na culinária, muitos pratos podem ser preparados com o inhame, entre eles molhos para saladas, pães, sopas, purês, sucos e muitos outros. Confira abaixo várias receitas em que o inhame é ingrediente e que são bem aceitas pelo sabor agradável.

inhame-na-culinária-receitas-saudáveis-

Inhame na culinária

Molhos para salada com inhame

1 – Bata no liquidificador 1 raiz de inhame média, 3 dentes de alho, ½ pimentão vermelho, salsa a gosto, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de azeite.

2 – Bata no liquidificador 1 inhame médio com ½ pimentão vermelho, suco de 1 limão, pimenta, azeite e sal a gosto.

3 – Bater no liquidificador1 inhame médio, 1 fatia de abóbora madura, azeite de oliva, folhas de manjericão e sal.

4 – Bata no liquidificador 1 inhame médio sem cascas, ½ pepino pequeno, 1 cebola pequena, azeite e sal a gosto,

5 – Bata no liquidificador 1 inhame pequeno, 2 folhas de repolho roxo, 2 dentes de alho, 1 fatia de 1 cm de gengibre sem casca e azeite de oliva a gosto.

Bata tudo muito bem no liquidificador cada receita de molho para salada com inhame e use saladas de folhas ou de legumes.

Massa de pão com inhame

inhame-na-culinária-receitas-pão-caseiro-de-inhameIngredientes

  • 2 ovos
  • ½ xícara das de chá de óleo ou 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 sachê das de sopa de fermento para pão
  • 1/2 colher das de sobremesa de sal
  • 2 colheres das de sopa de açúcar
  • 2 xícaras das de chá de leite morno
  • 600 gramas de inhames sem cascas cozidos e triturados
  • Farinha de trigo até dar ponto de pão (+ ou – 1 kg)

Modo de preparo

Bata bem no liquidificador os ovos, o inhame cozido, o óleo, o leite, o fermento para pão, o sal e o açúcar. Coloque a mistura batida numa tigela grande e acrescente aos poucos a farinha de trigo até dar ponto de amassar. Espere a massa dobrar de volume.

Enrole os pães, deixe crescer novamente até dobrar de volume e leve assar em forno médio pré-aquecido até dourar.

Pasta de inhame

Triture no processador alguns inhames sem casca cozidos e ½ xícara das de chá de leite quente. Numa tigela misture o creme obtido com sal, azeite, azeitonas pretas picadas, salsinha e cebolinha. Sirva com torradas ou pães.

Você pode variar a receita colocando ingredientes como alho, cebola, manjericão, orégano, requeijão ou iogurte, tomate seco, etc.

Purê de inhame

Amasse bem o inhame cozido e leve ao fogo numa panela com 1 colher de sopa de manteiga ou azeite, leite quente e finalize com salsa picadinha e requeijão.

Outras dicas de inhame na culinária

Coloque inhame em sopas e caldos como o de feijão, cozinhando-os junto do feijão, faça nhoque de inhame colocando-o no lugar das batatas.

Escreva seu comentário ou dúvidas sobre o inhame na culinária saudável.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.