Educação Musical

Iniciação na Musicografia Braille, Como Funciona, Educação Musical, Notas Sistema Braille

Musicografia Braille

O que é musicografia Braille, o queé sistema Braille, como são representadas as notas na educação musical para cegos ou pessoas com deficiência visual.

Sistema Braille – forma de escrita em relevo usada internacionalmente pelos cegos. Baseada em seis pontos, três à esquerda e três à direita, (cela Braille), que combinados formam 63 caracteres diferentes usadas na escrita literária, matemática, química, informática e musical.

Figuras da Cela Braille e dos 63 caracteres.

Musicografia Braille – escrita musical em relevo através do Sistema Braille. Ferramenta muito importante na educação musical de cegos, onde os alunos aprenderão a teoria musical e transcrições de partitura levando a autonomia e independência do aluno, dando acesso a repertórios em Braille.  Seu estudo deve ser iniciado após o aprendizado do sistema Braille.

A representação das notas musicais se dá através dos caracteres formados dos pontos 1, 2, 4 e 5 (parte de cima da cela Braille) resultando nas notas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.

notas-musicais-na-musicografia-braille-educação-musical-para-cegosDentro da mesma cela em que se escrevem as notas musicais, porém nos pontos mais baixo (3 e 6), é estabelecido o valor da nota.             

 As semibreves são representadas pelos pontos 3 e 6

musicografia-braille-oara-pessoas-com-deficiência-visual

As míninas pelo ponto 3

tudo-sobre-musicografia-braille-escrita-musical-para-cegos

As semínimas pelo ponto 6

semínima-musicografia-braille-escrita-musical-para-cegos

As colcheias com os pontos 3 e 6 em brancocolcheia-musicografia-braille-escrita-musical-para-cegosO aprendizado da Musicografia Braille inicia pelas notas musicais. Primeiro ensinamos a colcheia, por ser considerada mais fácil de identificar usando somente a parte superior da cela Braille. Em seguida adicionamos a semínima, acrescentando o ponto seis, sendo que todos os exercícios rítmicos e variações são feitos a partir destas duas notas. Na sequência dos exercícios rítmico, adicionamos gradualmente as demais figuras.

Escreva seu comentário sobre a matéria de Musicografia Braille.

Assuntos do Artigo:
  • como utilizar notas musicais no sistema braille

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.