Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Insuficiência Renal Tratamento Nutricional que Evita Hemodiálise

Confira aqui no blog Essas e Outras informações sobre Insuficiência Renal, veja Tratamento Nutricional Indicado para Evitar Hemodiálise.

Insuficiência renal

Os rins são os responsáveis de regular a água, os minerais e outros compostos do corpo. Quando ocorre a diminuição da sua função, estes compostos se acumulam, podendo levar à insuficiência renal.

Tratamento nutricional para insuficiência renal

O tratamento nutricional é importante para ajudar no equilibrio da alimentação de portadores desta síndrome, evitando sua evolução para fase diálitica.

Evitar o consumo em excesso de alimentos ricos em proteínas como grãos, carnes, leites e derivados é fundamental. O controle da quantidade ingerida destes alimentos reduz a evolução da doença.

O recomendado é preferir alimentos integrais (arroz integral, aveia em flocos, farelo de aveia e de trigo, etc). Frutas, verduras e legumes conforme recomendação nutricional.

Pessoas com insuficiência renal devem evitar (carnes bovina, aves e peixes), ovos, grãos, feijão, soja, grão de bico, etc), leite e seus derivados, chocolate, extrato e massa de tomate, suco de frutas concentrados e caldo de cana.

Havendo restrição de alimentos ricos em potássio, deve-se consumir quantidades pequenas de legumes e verduras crus (alface, repolho, agrião, rabanete, couve, pepino, tomate, cenoura, etc), frutas frescas (melão, banana, maça, caqui, jabuticaba, abacaxi, melancia, manga, pêra, pêssego), frutas secas, compota de frutas e frutas aleaginozas (nozes, amêndoas, castanha do pará, castanha de cajú, etc)

A carambola não deve ser consumida por pacientes com doenças renais, pois contém substância tóxica ainda desconhecida, que pode levar o indivíduo ao coma ou até a morte.

Uma boa dieta alimentar pode prolongar a vida útil do seu rim evitando a insuficiência renal. Pense nisso e boa sorte.

Gostou das dicas sobre tratamento nutricional contra insuficiência renal???? Deixe seu comentário.

Fonte – Encarte MEDCOR.

Assuntos do Artigo:
  • insuficiencia renal

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Insuficiência Renal Tratamento Nutricional que Evita Hemodiálise!


1 Comentário

  1. Hedwiges disse:

    A substância presente na carambola que pode levar ao óbito pacientes renais, é o oxalato ou ácido oxálico, já conhecido há muito tempo. Esta substância é um perigo para tais pacientes porque não é filtrada pelos rins e então podem ir se acumulando no cérebro (intoxicação) provocando confusão mental, convulsão, coma e até mesmo óbito.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: