Comportamento

Inteligência Emocional Como Controlar as Emoções Negativas e Não Errar

Inteligência Emocional – Como Controlar as Emoções Negativas para Não Errar

inteligência-emocional-como-controlar-as-emoçõesQuem já não teve aquele cinco minutos que estragou uma boa relação de amizade, familiar e até amorosa de anos. São palavras ditas sem pensar, erros irreparáveis cometidos num minuto, sem reflexão e com prejuízos infindáveis.

Como saber controlar as emoções negativas e evitar situações desagradáveis nas relações?

Lidar com as nossas emoções e com as emoções alheias é difícil demais, mas é o segredo para evitar desiquilibrio, controlar ímpetos momentâneos. Como viver isto da melhor maneira possível?

A inteligência emocional é dividida em inteligência intrapessoal, a do autoconhecimento e inteligência interpessoal, em relação as pessoas que nos cercam. É importante usarmos as duas inteligências para sabermos entender  e controlar as emoções alheias e as nossas emoções.

Contar até dez e pensar o que vai dizer para não se arrepender depois é o caminho do bom relacionamento. Em casa, no trabalho, entre amigos e familiares devemos tomar alguns cuidados muito importantes e essenciais trabalhando nossa inteligência emocional.

É fundamental trabalharmos áreas que comprometem o bom relacionamento e cuidados devem ser tomados para não provocar emoções desagradáveis, evitando puxar o gatilho que nos emburrece emocionalmente. 

Uma situação que provoca emoções excessivas, tira a capacidade de pensar e nos faz perder o controle é a critica. A critica deixa a pessoa mexida, ativa as emoções e causa conflito.inteligência-emocional-como-controlar-emoções-negativas-

Como fazer uma critica sem causar situações de emoção descontrolada? O segredo é fazer a critica de maneira cordial, como se fosse um sanduíche. Você deve elogiar primeiro, fazer a critica e elogiar em seguida. Este procedimento serve para ser usado em casa com seu filho, seu marido e seus familiares em geral, no trabalho e entre amigos na vida social.

A critica, se não for construtiva é melhor não fazer. Caso seja necessário, seja cordial ao criticar, o efeito e o resultado é extremamente relevante e positivo.

Evite afirmar coisas negativas, o que se afirma tira-se a possibilidade de mudança e se torna fato.

Em casos graves de conflitos, emoções negativas excessivas difíceis de controlar, a dica é parar, não falar mais nada e se possível, sair de cena, pedir licença e dar uma volta. É importante controlar o turbilhão emotivo antes, evitando a "tempestade emocional", mesmo que se sinta com razão.

O autoconhecimento e controle das emoções é essencial para saber falar e calar na hora certa.

Como adquirir inteligência emocional

 

As metas que devemos alcançar na psicologia humana para termos a inteligência emocional são:

Se conhecer; se amar com suas virtudes e defeitos; se respeitar; saber seus pontos fortes e fracos. Um excelente dica é fazer testes de autoconhecimento, saber quem sou, meus pontos positivos e negativos e trabalhar o autocontrole emocional. 

Escreva seu comentário sobre a inteligência emocional.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.