Scroll Top

Lição de casa

Introdução à Divisão Celular – Cromossomos e Produção de Gametas, Veja

 

 

                 Um dos processos mais importantes que acontece dentro da célula é a divisão celular. Nele as células passam por profundas mudanças e sua estrutura é grandemente alterada. Logo na primeira etapa acontece o desaparecimento da Carioteca, o que possibilita a distribuição do material nuclear pela célula.

               Ainda na interfase há a duplicação do DNA onde cada filamento dá origem a outro e ambos se juntam. O ponto de união entre os dois filamentos recebe o nome de centrômero e o conjunto recebe o nome de cromátide-irmã

                Da localização do centrômero define os quatro tipos existentes de cromossomos. São eles: metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. A espécie humana possui os três primeiros tipos. Confira a imagem com cada um deles:   

 

 

                Mas afinal, para que servem os cromossomos??? A função deles é uma das mais importantes de todas: abrigar os genes responsáveis pela transmissão de características hereditárias.Os genes estão presentes em toda a molécula de DNA e o local que cada um deles ocupa recebe o nome de loco gênico.

                Para a formação do corpo são usadas células somáticas que na espécie humana elas têm 46 cromossomos. Nessas células os cromossomos estão organizados em pares, todos com os mesmos locos gênicos e são chamados homólogos. Numa mesma espécie o número de cromossomos é sempre igual, portanto, no ser humano estão presentes 23 pares de cromossomos homólogos resultado dos 46 cromossomos iniciais.

 

 

                Vale lembrar que um desses 23 pares é responsável pela definição do sexo e estes recebem o nome de cromossomos sexuais. Nas mulheres esse par tem 2 cromossomos X e nos homens ele tem um X e um Y. Os demais cromossomos recebem o nome de autossomos.

                As células dos animais responsáveis pela reprodução sexual são chamados gametas sendo gametas masculinos os espermatozóides e os femininos os óvulos. Cada gameta apresenta exatamente a metade dos cromossomos de uma célula somática, um dos dois cromossomos homólogos. Desses cromossomos 22 são autossomos e 1 é sexual tanto no homem quanto na mulher, sendo que no homem esse cromossomo pode ser X ou Y.

 

 

                Células diplóides são aquelas que que possui os cromossomos organizados em pares (representados por 2n) enquanto as haplóides são aquelas que não possuem pares homólogos (representadas por n). Assim sendo podemos afirmar que as células somáticas são diplóides e os gametas são haplóides. Desta forma:

 

               Espermatozóide humano >>> 23 cromossomos (22 autossomos + X ou Y)

               Óvulo humano >>> 23 cromossomos (22 autossomos + X)

 

 

               Quando ocorre a fecundação os dois gametas haplóides se unem formando uma célula diplóide que recebe o nome de zigoto. A partir desse zigoto será construido um novo organismo, no caso do ser humano, um bebê.

               Em suma podemos definir todo esse processo de divisões onde indivíduos crescem e é feita a reposição de suas perdas recebe o nome de Meiose. Mas isso e tema para outro post. Espero que tenham gostado do post, assim já dá pra ter uma ideia do que vem pela frente!

Assuntos do Artigo:
  • divisão celular introdução
  • introdução divisão celular
  • introducao sobre divisao celular
  • conclusão sobre divisão celular

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Introdução à Divisão Celular – Cromossomos e Produção de Gametas, Veja!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: